Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.04.18 - 14h09

PCR realiza atividades em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial da Atividade Física

As ações acontecerão ao longo do mês em escolas municipais, unidades de saúde, polos da Academia da Cidade e outros locais da cidade

 

Ao longo deste mês, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife promoverá diversas atividades para lembrar o Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial da Atividade Física, comemorado no próximo sábado (7). Com o tema “Saúde para Todos”, as ações deverão acontecer em escolas municipais, unidades de saúde, polos da Academia da Cidade e outros locais público da cidade, com serviços de promoção e prevenção, exibição de filmes, palestras e rodas de diálogo sobre o assunto, entre outras. A programação está disponível CLICANDO AQUI.

Nesta terça-feira (3), os alunos da Escola Nossa Senhora do Pilar receberão pela manhã orientações sobre saúde bucal com profissionais do Programa Saúde na Escola. Ainda pela manhã, pacientes da Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria, assistirão a uma palestra sobre qualidade de vida e farão testagem rápida para HIV e sífilis. À noite, o Consultório de Rua vai levar serviços para a população de rua que fica na Ponte do Limoeiro.

Nos dias 5, 6, 9, 10 e 11 de abril haverá mutirão de atendimento para usuários agendados para oftalmologia geral, no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte. Onze profissionais da especialidade farão 19 turnos extras, totalizando 285 consultas durante o período. Os pacientes que circularem pela unidade também poderá participar de ações educativas, incluindo aulas com profissionais de Educação Física do Programa Academia da Cidade (PAC), do projeto Bom Dia realizado no local.

No próximo domingo (8), os profissionais do Programa Academia da Cidade promoverão uma caminhada seguida de um aulão (dança + ginástica) para chamar atenção das pessoas sobre a importância da adesão de hábitos de vida saudáveis. A concentração será a partir das 7h, no Parque 13 de Maio, com uma feira de saúde. A partir das 9h, os participantes realizarão uma caminhada até a Avenida Marquês de Olinda, no bairro do Recife, onde haverá um aulão de ritmos.

Dia Mundial da Saúde – A data foi criada em 1948 pela Assembleia Mundial de Saúde, com o objetivo de conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Todos os anos, campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionados com a saúde, no intuito de estimular o autocuidado por parte da população e o empoderamento dos seus direitos.