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Planejamento Urbano | 03.05.17 - 16h40

Revolução de 1817 é tema de formação de professores

Coordenada pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural, a iniciativa deve capacitar 750 professores da rede municipal neste mês de maio.

 

A Revolução de 1817, que este ano completa 200 anos, é tema de formação continuada que a Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) realizará neste mês de maio. Ligada à Secretaria de Planejamento Urbano, a DPPC deverá atingir cerca de 750 professores da Rede Municipal do Recife, que serão multiplicadores das informações sobre esta que é uma das mais importantes passagens da história nacional. A ação começou hoje (03) com uma agenda que se repetirá todas quartas e quintas até o dia 25 deste mês de maio, no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas).

Enigmas e Narrativas: mapeando o território revolucionário de 1817 é o tema para este ciclo de formação de professores. A Revolução de 1817 também é conhecida como Revolução Pernambucana. O levante aconteceu no mês de março daquele ano do século XIX e teve como objetivo questões sociais vivenciadas pela capitania de Pernambuco, como a insatisfação da presença da coroa portuguesa no Brasil, a fome e a seca, a cobrança de impostos a partir da chegada da família real às terras brasileiras. Baseada nos princípios do Iluminismo (liberdade, igualdade e fraternidade), a Revolução de 1817 questionava em particular a monarquia absolutista.

Com base nesse conteúdo histórico, acrescido ao marco dos 200 anos da Revolução, a DPPC propõe aos docentes um banquete de informações históricas a serem usadas no conteúdo das aulas dos alunos do 4º ao 5º ano. Serão trabalhados, além dos fatos históricos, valores voltados à educação patrimonial fomentando, assim, a interação entre as pessoas e a cidade, esse organismo vivo repleto de temporalidades e experiências. A iniciativa conta ainda com a parceria da Secretaria de Educação do Recife e o Museu da Cidade, e será realizada sempre em dois horários com turmas divididas entre manhã e tarde.