Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 03.05.18 - 11h39

Escola municipal de Recife participa de etapa nacional de Olimpíada de Raciocínio

Oito alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França vão competir nas categorias Octi, Bloqueio, Damas Olímpicas e Forças Unidas

 

Alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira França (Dois Unidos), participam neste sábado, 5 de maio, em São Paulo, da Etapa Nacional da X Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, competição entre estudantes que utilizam o Programa MenteInovadora, metodologia de ensino com jogos de raciocínio integrados à grade de aulas, que busca estimular o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e socioemocionais. Ao todo, oito alunos, coordenados por três professores competirão na seletiva da Fase Classificatória Digital, que prevê a realização de 5 mil partidas por meio da plataforma da empresa.

Participam da competição os alunos Lucas Henrique (13), Matheus Henrique (13), Ivanildo Gomes (14) e Marcela José (13), do 9° ano, equipe vice campeã nacional de 2016, coordenados pelo professor Osman Estanislau e, pela primeira vez na etapa nacional das olimpíadas, participarão os alunos Julia Victoria (11), Alessandro Alex (11), Matheus Jose (11) e Matheus Antônio (11), do 5° ano, sob coordenação do professor Edson Gomes. Os estudantes vão concorrer nas categorias Octi, Bloqueio, Damas Olímpicas e Forças Unidas.

Com treinamento intensificado na última semana, o professor Edson Gomes destaca que as perspectivas são as melhores possíveis para a competição. “O treinamento dos nossos alunos acontece todos os dias, mas nessa última semana intensificamos um pouco para tirar todas as dúvidas possíveis. As equipes estão animadas e esperançosas de trazer um bom resultado para casa. Mas o importante é que, independente do resultado, mostramos para eles que o importante é competir de forma limpa e aproveitar a experiência para a vida”, destaca o professor.

A Olimpíada de Raciocínio Mind Lab é uma oportunidade para que os estudantes exercitem as habilidades desenvolvidas em sala de aula durante a aprendizagem semanal com os jogos de raciocínio do Programa MenteInovadora, como trabalho em equipe, capacidade analítica e equilíbrio das emoções. A metodologia da Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, envolve a capacitação de professores e aulas dinâmicas, e é pioneira em auxiliar os alunos a traçar métodos e estratégias, lidar com a competitividade e trabalhar a resolução colaborativa de problemas.

 

Sobre o MenteInovadora

O Programa MenteInovadora é uma metodologia pioneira da Mind Lab, com resultados comprovados no desenvolvimento socioemocional de alunos do ensino infantil ao pré-vestibular. O principal diferencial do MenteInovadora é a integração de jogos de raciocínio à grade de aulas, com a mediação de um professor capacitado pelo programa. Os jogos estimulam os alunos a experimentar em um contexto controlado situações da vida real. Desenvolvida por especialistas israelenses e brasileiros que atuam no campo da psicopedagogia, neurociência e educação, a Metodologia da Mind Lab é utilizada em mais de 15 países, como Austrália, China, Espanha, Estados Unidos, Itália, Japão e Reino Unido e já atendeu milhões de alunos, garantida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais, como o Instituto Inade e a Universidade Yale.

Sobre a Mind Lab

Fundada em Israel em 1994, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras para o aprimoramento de habilidades e competências cognitivas, sociais, emocionais e éticas. Com a proposta de trabalhar o desenvolvimento humano para uma vida mais harmônica e feliz, as metodologias e aplicações da empresa ampliam os potenciais de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo, com a utilização de jogos de raciocínio que provocam a vivência de situações do cotidiano. Com resultados comprovados em mais de 21 países ao longo de mais de 20 anos, a metodologia Mind Lab atende milhões de alunos, sendo reconhecida e apoiada por importantes instituições nacionais e internacionais. No Brasil desde 2006, a Mind Lab é parceira de mais de mil instituições de ensino do setor público e privado e conta com cerca de 20 mil professores certificados para aplicação de suas metodologias, em 17 estados brasileiros.