Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 03.05.18 - 19h55

Fim de semana com três exposições de arte, cortejo de frevo, concerto na igreja, programação ecológica e passeio turístico gratuitos

img_alt

Na programação gratuita oferecida pela Prefeitura do Recife, tem roteiro turístico, concerto na igreja e diversas atividades no Econúcleo Jaqueira, além de cortejo de frevo e exposições de arte (Foto: Divulgação)

 

O sábado (5) e o domingo (6) serão de intensa programação gratuita na capital pernambucana. Em diferentes bairros da cidade, a Prefeitura do Recife oferece passeios os mais diversos, de exposição de arte a concerto na igreja, passando por atividades para quiser aproveitar o tempo livre para aprender a cuidar do melhor do planeta. 

No Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), equipamento gerido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, tem novidade em cartaz. A exposição ExistenCidades, do fotógrafo Beto Figueiroa, conta com 13 fotografias coloridas, expostas em formato de lambe-lambe, promovendo um diálogo entre diferentes linguagens para pensar a nova lógica das cidades brasileiras nas primeiras décadas do século 21.

Questionando a forma como o espaço urbano vem sendo estruturado, a instalação foi feita entre andaimes de construções vazados, com a assinatura de Luciana Calheiros e Aurélio Velho, da Zolu Design. Num cenário estruturado entre andaimes de construções, as imagens evocam resquícios de convivências, urbanização, concreto, placas, escadas. E dialogam com histórias construídas a partir das imagens pelo músico Júnior Black. A entrada é gratuita e o horário de funcionamento do MAMAM no sábado e no domingo é das 13h às 17h.

Na zona sul, a Galeria Janete Costa, localizada dentro do Parque Dona Lindu, oferece dois bons motivos para uma visita no fim de semana. Um deles é a exposição Cativa [A natureza da natureza], da artista Flora Assumpção, que discute a relação do homem com o meio ambiente, criando dentro da galeria um impressionante ecossistema de geometrias feitas de refugo industrial. O outro é uma oficina gratuita do quebra cabeça chinês Tangram, que  acontece neste sábado (3), às 17h, e é dedicada a participantes com 8 anos em diante. Equipamento da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife,a galeria funciona no sábado, das 14h às 20h, e no domingo, das 15h às 19h.

O Museu da Cidade também estará aberto no sábado e no domingo, das 9h às 17h, para visitação da exposição Cinco Pontas, que celebra a indicação do forte recifense a patrimônio da Unesco, reunindo achados arqueológicos, pinturas e documentos ainda inéditos para o público. A entrada é gratuita.

No domingo, o Paço do Frevo, mais novo entre os equipamento culturais da Prefeitura do Recife, convida os ociosos a cair do passo, junto com o Arrastão do Frevo, cortejo mensal liderado por orquestras e agremiações, que será conduzido desta vez pela Troça Carnavalesca Mista Tá Maluco. O arrastão tem concentração marcada para as 15h no Marco Zero. A saída será às 16h.

Para quem gosta de caminhar, o domingo oferece outra boa opção de passeio. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer realiza mais uma edição do Olha! Recife a pé, com roteiro dedicado ao Pátio de Santa Cruz.  As inscrições são gratuitas e devem ser feitas amanhã (4), a partir das 9h, no site www.olharecife. A caminhada sai às 9h da Avenida Conde da Boa Vista, do lado do antigo colégio Marista.

Também no domingo, a partir das 17h, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer oferece uma audição gratuita de música erudita e popular num cenário de tirar o fôlego. O Projeto Música na Igreja levará para a Igreja Madre de Deus o Grupo de Sopros da Orquestra Criança Cidadã, formado por 25 músicos, incluindo estudantes de percussão e contrabaixo. A apresentação  é gratuita e aberta ao público. Não é necessária inscrição prévia. A Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque é um projeto realizado pela Associação Beneficente Criança Cidadã, com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) também vai oferecer uma extensa programação gratuita neste domingo, no Econúcleo Jaqueira. Um dos destaques é a oficina de criação e manejo de caqueiras sustentáveis, a partir de 14h30. Gratuita, a atividade vai mostrar como transformar garrafas PETs em vasos sustentáveis, para hortas ou mudas. Para participar da oficina, não é necessário se inscrever nem levar qualquer tipo de material. Serão disponibilizadas 30 vagas para a atividade, que terá duração média 40 minutos.

 

Confira a programação completa que será oferecida no Econúcleo:

 

9h - Espaço sustentável: apresentação com fantoches

9h30 - Com pet ao meio: Oficina de percussão com garrafa PET

10h - Oficina de teatro: jogos teatrais

11h - Trilha ambiental

14h - Espaço sustentável: apresentação com fantoches

14h30 - Caça ao tesouro + oficina de caqueiras

15h - Oficina de compostagem

16h - Esquete teatral: Dom e a máquina do Tempo