Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.05.18 - 23h02

Prefeito Geraldo Julio defende aprofundamento do debate sobre modelo de concessão do Aeroporto Internacional do Recife

img_alt

Prefeito destacou, em seminário realizado na noite desta quinta (3), que o Aeroporto do Recife é o único superavitário no país a não ser leiloado isoladamente, e que é preciso maior discussão com a sociedade (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Em seminário realizado no Bairro do Recife para discutir o impacto da privatização do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre, o prefeito Geraldo Julio defendeu uma ampla discussão sobre o tema para que se esclareça à sociedade e, sobretudo, ao setor produtivo do Turismo, o modelo de concessão do principal terminal aéreo pernambucano. De acordo com o prefeito, o modelo de concessão foi alterado e dessa forma o Aeroporto do Recife é o primeiro superavitário a ser leiloado em um lote junto a outros aeroportos deficitários.

“Todos os aeroportos que entraram no regime de concessão anteriormente foram leiloados isoladamente, e quando chega a vez do Recife esse modelo muda sem haver qualquer discussão com a sociedade. É preciso ouvir os servidores dos aeroportos e os trabalhadores de toda a cadeia do Turismo. Quando se fala desse Aeroporto se fala de algo prioritário para Pernambuco”, defendeu o prefeito Geraldo Julio.

O prefeito destacou ainda o crescimento da movimentação turística em Pernambuco, enquanto o setor acompanhou a crise econômica nacional e decaiu no restante do país. “Durante a maior crise econômica da história, o Recife passa de 4 para 16 conexões internacionais e supera Salvador e Fortaleza na movimentação de passageiros. Então, é preciso aprofundar esse debate e esclarecer os critérios”, defendeu ainda o prefeito.

O Seminário foi organizado pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, por solicitação do vice-presidente do colegiado, o deputado federal Felipe Carreras, que coordenou a noite de discussões realizada no auditório do Museu Cais do Sertão. O evento reuniu, além do prefeito do Recife, os secretários estaduais de Planejamento e Gestão, Márcio Steffani, e de Turismo, Esportes e Lazer, Manuela Marinho – ambos representando o governador Paulo Câmara -, e de representantes do trade turístico, servidores da Infraero e outras autoridades ligadas ao setor.