Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.05.19 - 15h17

Prefeitura do Recife monta postos volantes de vacinação contra gripe

img_alt

Além de abrir as 170 salas de vacinação das unidades de saúde da família neste sábado (4), Dia D de vacinação, a PCR montou postos em mercados, shoppings e praças (Foto: Cortesia)

 

CONSULTE AQUI OS LOCAIS COM HORÁRIO ESTENDIDO 

 

A Prefeitura do Recife montou 22 postos volantes de vacinação contra a gripe para este sábado (4), Dia D de vacinação em todo o País. Das 8h às 17h, estarão abertas 170 salas de vacinação das unidades de saúde da família (incluindo as Upinhas), unidades básicas tradicionais e policlínicas da Secretaria de Saúde do Recife, além dos 22 pontos montados em mercados públicos, supermercados, shoppings, praças, estações de metrô e igrejas das mais diversas áreas da cidade.

Para melhorar a cobertura vacinal, algumas unidades de saúde também começaram a fazer a vacinação em horário alternativo – após o expediente convencional. As listas de unidades com horário estendido e de postos volantes estão disponíveis CLICANDO AQUI, assim como a lista dos 170 postos fixos de vacinação. Quem tiver dúvidas pode ligar para a Coordenação do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Recife no telefone 3355.3655, das 8h às 17h.

Até agora, foram imunizados cerca de 100 mil recifenses, o que corresponde a cerca de 20% do público prioritário - que aumentou cerca de 500 mil pessoas depois que o Ministério da Saúde (MS) incluiu policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas. A meta do Governo Federal é vacinar pelo menos 90%. Em 2018, 100% do público-alvo do Recife foi imunizado contra a doença.

Até o próximo dia 31, podem receber a dose de vacina contra a gripe as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas idosas, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias), profissionais de saúde, professores de escolas públicas e privadas do Recife, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em cumprimento de medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos, além de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.

Nesta sexta-feira (3), a aposentada Otacília Cristóvão de Araújo, de 78 anos, foi se vacinar na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro, junto com o filho, de 49 anos, que tem diabetes, hipertensão e obesidade. “Tomo a vacina todo ano e acho muito importante porque, graças a ela, raramente me gripo”, garantiu dona Otacília, que mora em Santo Amaro.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, reforçou a importância de os grupos prioritários se vacinarem contra a gripe todos os anos. “Os vírus em circulação mudam a cada ano, por isso não adianta se vacinar uma única vez e achar que está protegido sempre. Além disso, é mito a história de que a vacina da gripe provoca a doença, já que ela é feita com fragmentos de vírus mortos. O que pode acontecer é a pessoa contrair um resfriado ou outros tipos de vírus da gripe que não estão na vacina, por exemplo”.

Além de levar a carteira de vacinação e um documento de identificação, parte do público-alvo precisa apresentar documentos que provem a necessidade da vacinação. Profissionais das redes públicas e privadas de educação e de saúde devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho, por exemplo. Mulheres puérperas necessitam de comprovação de que passaram por parto nos últimos 45 dias. Já as pessoas com comorbidade têm de apresentar encaminhamentos médicos justificando a aplicação da vacina.

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS - De acordo com o Boletim Epidemiológico de Influenza divulgado pela Secretaria de Saúde do Recife nessa quinta-feira (1º), o Recife registrou 6.633 atendimentos de Síndrome Gripal (SG) e 377 internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), até o último dia 27. No mesmo período, em 2018, foram atendidos 8.208 casos de SG e 180 casos de SRAG.

Nos últimos dias, um caso notificado como suspeita de SRAG evoluiu para o óbito e segue em investigação, aguardando resultado de exames. No mesmo período de 2018, foram notificados seis óbitos por SRAG. Este ano, foi identificada a circulação do vírus Influenza B, enquanto que em 2018 houve o predomínio da circulação de Influenza A H1N1.