Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 03.05.19 - 14h15

Secretaria de Políticas sobre Drogas homenageia mães das instituições municipais de acolhimento

De 05 a 15 de maio serão realizados encontros com o tema “O que é ser mãe?”

Entre os dias 5 e 10 de maio, a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas realizará encontros em comemoração ao Dia da Mães nas instituições municipal de acolhimento. Com o tema “O que é ser mãe?”, as atividades visam fortalecer vínculos familiares e através das quais as mães serão levadas a refletir sobre esse papel e como podem ocupar a sua vida e a do outro construindo valores. A homenagem será realizada em seis instituições da Prefeitura do Recife - Associação Oásis da Liberdade, Cooperativa Palha de arroz, Casa de acolhida Recomeço, Fundação de atendimento socioeducativo – Funase, Sociedade Assistencial Saravida e Comunidade terapêutica São Miguel Arcanjo - Catsma -, com a previsão de envolver cerca de 200 pessoas, entre mães e filhos.

A atividade será coordenada pelas equipes da Sepod e iniciará com explicação do surgimento da data, buscando a percepção de cada participante sobre o que é ser mãe, quais os desafios e os proveitos da maternidade. No segundo momento, as mães poderão expor ideias e opiniões acerca dos valores que cada uma possui. Em seguida haverá uma atividade que trará os relatos positivos dos filhos, facilitando assim um autoconhecimento e valorização das relações. No final, as mães receberão brindes.

Na dinâmica, as mães poderão explanar o sentido e o significado da maternidade, falar das qualidade/dificuldade da maternidade. Os filhos também vão explanar o que e ser filho. Cada mulher vai falar sobre a relação mãe e filho e serão estimuladas a entender que os conflitos fazem parte da relação e que pode ser enfrentados com amor e cuidado.