NOTÍCIAS

Cultura | 03.06.11 - 15h12

Pacto simbólico fortalece metas do PAIR

Forças estaduais e municipais unem-se pelo enfrentamento à violência sexual infanto-juvenil

Por Marina Tigre

Nesta quinta-feira (02), gestores públicos estaduais e municipais assinaram termo de compromisso que firma um pacto simbólico contra a violência sexual infanto-juvenil no Município. A assinatura do termo consiste em uma das metas de execução do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil no Território Brasileiro - PAIR. Com este ato, o Programa pretende reiterar, junto às autoridades envolvidas, o compromisso político de viabilizar através de suas instituições os meios necessários à prevenção e ao enfrentamento do problema.

A reunião aconteceu no 12º andar do edifício-sede da PCR e contou com a presença de diversas autoridades, como a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã do Recife, Amparo Araújo; o secretário Executivo da Criança e da Juventude do Governo de Pernambuco, Fernando Silva; além de Carmelita Maia, representante da Secretaria de Saúde do Recife; e Cirillo Mota, Coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente. Na ocasião, foi apresentada aos participantes a Comissão de Monitoramento do PAIR, composta por profissionais de diversos setores do Estado que atuam na área. Através do pacto simbólico assinado hoje tenho certeza de que a política de proteção e defesa das crianças e adolescentes na nossa Cidade será feita com muita garra e determinação, afirmou a secretária Amparo Araújo.

A integração da Rede de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-juvenil, o fornecimento de dados e informações à Comissão do PAIR e o constante apoio às políticas de enfrentamento fazem parte do termo assinado. A iniciativa reforça a mobilização em favor da causa, que no último dia 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - reuniu centenas de pernambucanos em passeata pelo Centro do Recife.

ASSUNTOS: