NOTÍCIAS

Cultura | 03.06.11 - 15h26

Prefeitura do Recife divulga programação comemorativa da Semana do Meio Ambiente

Concurso, passeio ciclístico, plantio de mudas, peças teatrais e oficinas fazem parte da programação

Preservar a Natureza deixou de ser uma preocupação de ambientalistas e hoje é uma questão de sobrevivência mundial. Para mobilizar a sociedade em torno dessa temática, a Prefeitura do Recife realiza uma série de atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente. O prefeito João da Costa abre a programação, neste domingo (5), às 15h30, com o lançamento do Concurso Público Nacional de Idéias para o novo Parque da Tamarineira. O evento, que também inclui um passeio ciclístico, acontece na área do histórico Hospital Ulisses Pernambucano, na Zona Norte da Cidade. A programação, que segue até 10 de junho, ainda prevê o plantio de mudas, inicio dos serviços de recuperação, implantação e expansão dos três parques do Capibaribe Melhor, assinatura da Agenda Ambiental na Administração Pública, peças teatrais e oficinas.

O lançamento do Concurso Público Nacional de Idéias para a Concepção Urbanística, Arquitetônica e Paisagística é mais um passo para a implantação do Parque da Tamarineira. O objetivo da seleção é eleger um projeto que englobe a nova configuração para o espaço, atendendo aos anseios da população. As alternativas a serem apresentadas deverão contemplar atividades de lazer, saúde, cultura, patrimônio e paisagem. Entre os trabalhos inscritos, um será escolhido pela Prefeitura para o desenvolvimento dos projetos básicos, executivos e complementares.

A definição de criar o Parque da Tamarineira foi anunciada pelo prefeito João da Costa em 2010, quando decretou a utilidade pública da área da Tamarineira para fins de desapropriação total, devido à necessidade de sua preservação e conservação. A decisão foi tomada após ouvir representantes dos diversos setores da sociedade envolvidos com a questão sobre o destino da área. Também foi levado em conta o resultado de uma enquete realizada no portal da PCR, que registrou a opinião de quase 12 mil internautas.

Passeio – Além do lançamento do concurso, o domingo (5) será marcado pela realização do passeio ciclístico “Pedalando pela Terra”. A concentração acontece às 15h30, na Tamarineira. De lá, os esportistas seguirão para o Parque da Jaqueira, Praça do Entrocamento, Praça do Derby, até o Parque Dona Lindu, onde haverá uma pausa e depois retornarão para a Zona Norte. No caminho de volta, passarão pela orla, Cais José Estelita, Cais de Santa Rita, Praça da República, Teatro de Santa Isabel, Rua da Aurora, Parque Treze de Maio, chegando a Tamarineira. O percurso será de aproximadamente 30 km. Para participar, é necessário apenas um 1 Kg de alimento não perecível. Os 200 primeiros inscritos ganharão camisas. O evento contará com frevioca, Samu, CTTU, carro de apoio, além de batedores ciclistas que orientarão os participantes e garantirão a segurança durante o trajeto.

Ainda no domingo, para divertir as famílias, uma exposição educativa sobre os efeitos da degradação ambiental para as tartarugas marinhas estará em cartaz, das 8h às 17h, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, gratuitamente. No mesmo local, das 15h às 17h, simultaneamente, haverá a apresentação da peça “Cacá Caranguejo”, da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), contação de história “Verdinha vira Lata” e exibição do filme “Silvestre não é PET”, sobre o cuidado que as pessoas devem ter com os animais silvestres.

Já na próxima segunda (6), os estudantes, professores e a comunidade podem conferir a peça “Árvore? E eu com isso?”, na Fundação Gilberto Freire, às 9h30. Também haverá espetáculo no SESC de Casa Amarela, com a produção Cacá Caranguejo, a partir das 15h.

A3P – Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, o prefeito João da Costa assina, na próxima terça-feira (7), a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O ato será realizado no gabinete do gestor (9º andar do edifício-sede da PCR). A A3P é um programa que visa inserir a gestão socioambiental sustentável às atividades operacionais e administrativas no âmbito governamental. A inclusão dos créditos ambientais na operacionalização da administração pública está entre os princípios da Agenda. Isso se reflete em modificações desde os processos de compra e contratação de serviços até uma gestão adequada dos resíduos gerados e utilização de recursos naturais. Com isso, busca-se sempre a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Também na próxima terça (7), os alunos das escolas municipais do Jordão e do Pastor José Sobrinho vão assistir à apresentação do teatro Gotinha Preciosa e participar de uma palestra sobre arborização. No mesmo dia, no mezanino do edifício-sede da PCR, das 8h às 12h, será realizada uma exposição de fotos das atividades de educação ambiental e serviços realizados pela Prefeitura em prol do meio ambiente, além da Oficina Reaproveitar com Arte. Na oficina, dois arte educadores da Emlurb ensinarão as pessoas a reaproveitar material, utilizando a criatividade, a exemplo de transformar as garrafas pet em artigos decorativos e até brinquedos. 

Continuando a programação na quarta (8), haverá uma mostra de ações e projetos ambientais da Prefeitura do Recife, das 8h às 13h, no Parque Treze de Maio para a população e alunos da rede pública.

POLUIÇÃO SONORA - Aquele ruído capaz de produzir incômodo ao bem-estar da sociedade será foco de uma ação educativa no próximo dia 9. Servidores da gerência de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente conversarão, das 9h às 11h, com os comerciantes no Centro do Recife. Eles irão na Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho até a Loja Riachuelo. O objetivo é explicar sobre os limites e o licenciamento do som.

Ciclo-faixa
– Dentro das atividades propostas pela Semana Municipal de Meio Ambiente, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá realizar a manutenção da ciclo-faixa da Avenida do Forte. O serviço, que também faz parte das intervenções elencadas pelo Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, objetiva fortalecer a utilização da bicicleta como meio de transporte não poluente, aliado a uma pratica mais saudável de vida.

A ciclo-faixa da Avenida do Forte, que tem aproximadamente 2km, irá receber, a partir de segunda-feira (06), o trabalho de sinalização horizontal que inclui a pintura da divisórias de faixa e todos os elementos de símbolos gráficos. A previsão é concluir o serviço em uma semana. Além desta, o plano de trânsito lançado pelo prefeito João da Costa no último mês de maio, também irá realizar a manutenção das ciclovias do Cavouco; Arthur de Lima Cavalcante (trecho da ciclovia Centro); Orla de Boa Viagem e Brasília Teimosa.

PARQUES
- Na Semana do Meio Ambiente, a Prefeitura também inicia os serviços para a implantação do Parque de Apipucos, a recuperação total do Parque do Caiara e a expansão e requalificação do Parque de Santana, que fazem parte do projeto Capibaribe Melhor. A partir desta segunda-feira (06), serão finalizados os canteiros de obras e começarão os trabalhos de limpeza, preparação dos terrenos e isolamento das áreas.

Nos três parques, serão investidos R$ 24,5 milhões e os trabalhos terão um prazo de execução de 18 meses. As intervenções têm como objetivo a criação de um grande parque linear, ao longo das margens do Rio Capibaribe, tendo como âncora os três parques e o já existente na Jaqueira, chegando até o Derby. Os três têm programas de uso e atividades específicos, resultando em equipamentos de características complementares, que vão desde a educação ambiental à promoção do lazer e da prática de esportes.

Parque de Apipucos - O projeto para este novo parque visa criar uma área onde a educação ambiental seja o foco principal, tendo para isso um espaço público de contemplação, lazer recreativo e cultural. A criação da área também facultará à população a visualização do Rio Capibaribe, na parte leste do equipamento. Este trecho será chamado de “Janela para o Capibaribe” e abrigará o Pólo Recreativo-Cultural.

Piers, mirante, passeios e ancoradouro são alguns dos espaços que serão implantados. Também serão urbanizadas e arborizadas as margens do açude de Apipucos, situado no lado esquerdo do Rio Capibaribe, próximo à BR-101, por meio da criação do Pólo de Educação Ambiental, e será implantado o Programa de Peixamento. Serão criadas vagas para estacionamento de carros de passeio e ônibus.

Parque do Caiara - O Parque do Caiara está localizado nas imediações dos bairros do Cordeiro e Iputinga, na margem direita do Rio Capibaribe. Ali o forte serão as práticas esportivas. O projeto foi concebido para ser um pólo de atividades diversas, possibilitando inclusive a realização de campeonatos e torneios na área. Para viabilizar essa proposta, serão implantados um Centro de Treinamento com dois campos de futebol, pistas de atletismo e de skate, e quadras poliesportivas. Toda a parte de apoio foi contemplada com arquibancadas, vestuários e setor administrativo, além de serviços de estacionamento e bicicletário. Espaços como pista de cooper, deck, caramanchão, parquinho e alameda estarão à disposição de quem quiser apenas curtir o parque.

Parque do Santana - O Parque de Santana será voltado para atividades de lazer. Ele está localizado nas imediações dos bairros de Santana, Poço da Panela e Casa Forte. Dos atuais 26 mil m² de extensão, o parque será expandido para aproximadamente 63 mil m² de área total, com a criação de novos espaços de contemplação e lazer recreativo que requalifiquem as margens do Capibaribe.

Este equipamento contará com estrutura para prática de esportes e exercícios físicos, tais como campo de futebol, quadras poliesportivas, arena de skate e bicicross, pista de Cooper, ciclovia e área de ginástica. Três praças serão edificadas no parque, além de sala de primeiros socorros, vestuário e arquibancadas. Parque infantil e quiosques também integram o projeto.

Plantio - Finalizando a Semana do Meio Ambiente, haverá o plantio de mudas em todas as seis RPA’S simultaneamente a partir das 9h. Entre os locais beneficiados com a iniciativa estão: Avenida Mário Melo (RPA-1), próximo ao canteiro central, Praça do Hipódromo (RPA-2), Praça do Derby (RPA-3), Parque Arraial Novo do Bom Jesus, na Avenida do Forte (RPA-4), Centro Social Bidu Krause, Avenida Liberdade no Totó (RPA-5) e a Avenida Boa Viagem nas proximidades das quadras de tênis (RPA-6).

Além disso, trilhas ecológicas, jogos educativos, exposição de fotos, filmes, distribuição de material educativo, doação de mudas e uma exposição de orquídeas, organizada em parceria com a Associação Orquidófilos de Pernambuco, serão realizados das 8h30 às 15h30 no Jardim Botânico do Recife. As atividades envolverão estudantes, professores, servidores, convidados e o público em geral.

Confira a programação completa no arquivo em anexo.

PROGRAMAÇÃO