Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.06.16 - 18h31

Programação do Dia Mundial sem Tabaco lembra cuidados com a saúde

Pacientes da Rede Municipal de Saúde participam de atividades e recebem certificado de alta do tratamento

 

Nas próximas segunda (6) e terça-feira (7), a Prefeitura do Recife promoverá atividades para lembrar o Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado na última terça-feira (31). Na segunda (6), o evento acontecerá no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps) Vicente Araújo, no Torreão, a partir das 19h. Já na terça-feira (7), o evento será no Centro de Prevenção Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo (CPTRA), localizado na Tamarineira, a partir das 18h.

Durante a programação no Caps Vicente Araújo, os usuários do serviço participarão de rodas de conversa sobre o tema. Ao mesmo tempo, haverá uma mobilização no Mercado da Encruzilhada que chamará atenção para o problema.

No CPTRA, haverá oferta de aferição de pressão e glicose, oficina de saúde bucal, reiki (atividade de Práticas Integrativas), pintura, arte e percussão. Os usuários que vão ganhar alta do tratamento receberão um certificado.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como uma epidemia global, responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, a OMS estima que até 2030 a estatística suba para 8 milhões. Em 1989, 34,8% da população do Recife era fumante. Em 2012, a população de fumantes era estimada em 12,8%, abaixo da média nacional, que era de 14,8%. Entre os serviços ofertados pela Prefeitura do Recife, destaca-se a ampliação da oferta de tratamento para o fumante que deseja parar com a prática. Hoje, a Secretaria de Saúde disponibiliza grupos de tratamento distribuídos nos centros de atenção psicossocial para tratamento de álcool e outras drogas.

 

Confira a programação completa para a comemoração da próxima segunda (6) e da terça-feira (7):

 

Data e horário

Local

Atividades

06/06/2016

 

19h

Caps AD Vicente Araújo

 

 R. Augusto Rodrigues, 165 - Torreão

  • Roda de conversa com os usuários
  • Conscientização no Mercado da Encruzilhada

07/06/2016

 

18h

CPTRA

 

Av. Cons. Rosa e Silva, 2130, Tamarineira

  • Aferição de pressão e glicose
  • Oficinas de saúde bucal
  • Reiki
  • Oficinas de pintura, arte e percussão
  • Entrega do certificado para os tabagistas em alta do tratamento