NOTÍCIAS

Esportes | 03.07.11 - 20h44

Primeira rodada do Futebol Participativo agita os campos de várzea no Recife

Neste ano serão mais de 15 mil atletas e 540 times em quatro categorias

Por Pedro Oliveira

Começou neste final de semana o Futebol Participativo 2011. Foram mais de 70 jogos disputados em cerca de 30 campos de várzea em todas as regiões do Recife, que envolveram mais de 150 times e três mil atletas. O atual campeão do aberto masculino, o Real da Torre, começou o campeonato com um empate de 1 a 1 com o PSV do Brega, do Prado. O jogo foi disputado no Campo do Bueirão na tarde do sábado (02).

Assim como no ano passado, o primeiro jogo do campeonato envolveu o atual campeão geral do aberto masculino, categoria com o maior número de equipes inscritas. O Real da Torre enfrentou o PSV do Brega, estreante na competição, abriu o placar mas acabou cedendo o empate. Além de novos jogadores, o Real também trouxe uma novidade em seu uniforme, uma estrela comemorativa pelo feito de 2010. “Nosso time representa o bairro da Torre e temos muito orgulho do que conquistamos o ano passado. Está na história desse grupo, do time e do bairro”, afirmou Paulo José, o Paulinho “Pitbull”, técnico do time.

O capitão do time da Torre, Edivaldo do Nascimento, 37 anos, também ressaltou a importância do título de 2010 e falou sobre a importância do campeonato. “Estamos com a expectativa de poder manter o nível do ano passado e ser campeão de novo. É um campeonato muito bom porque tira os mais jovens das ruas, dando a oportunidade de estar numa competição sadia”, disse.

A diretora-presidente do Geraldão, em exercício, Renata Lucena, prestigiou o primeiro jogo do campeonato e falou sobre a importância do projeto. “É uma grande competição, que organiza o futebol de várzea do Recife em torno dele e estimula a formação de novos times e grupos juvenis. Neste ano faremos o uso do teatro como ferramente de integração com as torcidas nos bairros”, disse ela.

Neste ano serão mais de 15 mil atletas, divididos em 540 times, que até o mês de dezembro irão disputar os títulos regionais e o desejado troféu de campeão geral da 9ª edição do campeonato. É a primeira vez que o campeonato, realizado pela Prefeitura do Recife desde 2003, irá contar com um patrocínio. A operadora de telefonia móvel Vivo será uma parceira importante da PCR para uma qualificação ainda maior do projeto.