Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 03.07.17 - 19h39

Divulgado resultado das eleições do Conselho Municipal de Juventude

Cerca de 800 pessoas participaram das votações e elegeram nove entidades ligadas à Juventude, além de 12 jovens como representantes das RPAs

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, juntamente com o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/ Recife), divulgou, nesta segunda-feira (03), o resultado das eleições do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude (CMPPJ/ Recife), realizadas no último sábado (1º). Cerca de 800 pessoas participaram das votações nas seis Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade.

Foram eleitas nove entidades, organizações, movimentos, redes e fóruns de Juventude, além de 12 jovens de 15 a 29 anos como representantes das RPAs, entre titulares e suplentes. Quem quiser pode entrar com recursos, na próxima segunda-feira (10), na sede do Conselho Municipal de Juventude, localizado na Avenida Norte, n° 5.600, Casa Amarela – onde também funciona a Secretaria Executiva de Juventude.

O objetivo do Conselho Municipal de Juventude é fortalecer a autonomia, organização e participação social dos jovens da capital pernambucana; formular e propor políticas afirmativas de promoção e garantia dos direitos da juventude, assim como as diretrizes da ação governamental. O órgão é composto por 25 membros titulares, sendo oito representantes da Prefeitura, 16 representantes da sociedade civil e um representante da Câmara de Vereadores, além de 25 suplentes. Dos 16 conselheiros que representarão a sociedade civil de 2017 a 2019, dez vagas são para as entidades ligadas à Juventude e outras seis vagas para jovens que vão representar cada uma das seis RPAs. O edital, com todas as regras da eleição, está disponível aqui.

COMPETÊNCIAS - Compete ao Conselho apresentar propostas de políticas públicas e outras iniciativas para assegurar e ampliar os direitos da juventude; propor e deliberar estratégias de acompanhamento e avaliação da política municipal de juventude; apoiar a Secretaria Executiva de Juventude na articulação com outros órgãos da Prefeitura do Recife, Governo do Estado e Governo Federal; promover a realização de debates, pesquisas e estudos sobre a realidade da situação juvenil para contribuir com a elaboração de propostas de políticas públicas; organizar e realizar, a cada dois anos, a Conferência Municipal da Juventude do Recife, em parceria com a Secretaria Executiva de Juventude, assim como monitorar a implementação das deliberações dessas conferências.

RODAS DE DIÁLOGO - Para divulgar a importância da eleição do Conselho Municipal de Juventude e da relevância desse espaço de participação, a Prefeitura do Recife realizou 12 rodas de diálogo com os jovens nas seis RPAs da cidade. As conversas, que foram chamadas de Juventude Participa, ocorreram entre abril e maio. A ação foi promovida pela Secretaria Executiva de Juventude, Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude e Secretaria de Governo e Participação Social, nos mesmos moldes do Recife Participa - modelo de participação social da Prefeitura do Recife.

Confira aqui o resultado