NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.07.17 - 13h38

Placas no Recife contam a história da Revolução Pernambucana de 1817

img_alt

Equipamentos foram entregues nesta segunda-feira (3) pelo prefeito Geraldo Julio e estão instalados em locais marcantes na história da Revolução (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Uma parceria entre a Prefeitura do Recife, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) e a Grande Loja Maçônica de Pernambuco possibilitaram a instalação de placas que contam a história da Revolução Pernambucana de 1817. O ato ocorreu nesta segunda-feira (3) no Forte das Cinco Pontas, uns dos locais mais importantes para a memória pernambucana. O prefeito Geraldo Julio fez o lançamento das placas ao lado de secretários municipais, secretários estaduais, representantes da Maçonaria e do IAHGP. 
 
São oito locais no Recife, além de um lugar em Olinda e outro em Salvador, que receberam as placas comemorativas em alusão à "Revolução Republicana de Pernambuco", como também é conhecida Revolução Pernambucana de 1817. “É um projeto feito através de uma parceria importante para contar a história da Revolução Pernambucana de 1817. São dez pontos que mostram o espírito libertário do povo pernambucano e que as próximas gerações possam aprender com isso, podendo lutar mais por igualdade, combater as injustiças sociais e por mais democracia”, destacou Geraldo Julio.
 
Todos os dez pontos, como o Forte das Cinco Pontas, onde aconteceu o evento de lançamento, contam a memória de um importante acontecimento do estado. O projeto foi financiado pela Grande Loja Maçônica de Pernambuco e foi articulado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. “A nossa instituição é sempre preocupada em resgatar valores e a história. E o movimento revolucionário e libertário de 1817 tinha esse sentimento de valoração do povo pernambucano. A luta do povo pernambucano em não se deixar calar”, lembrou João Ângelo Muniz, Grão Mestre Adjunto da Grande Loja Maçônica de Pernambuco.
 
A Revolução Pernambucana foi um importante movimento em direção a independência do Brasil. Por isso, a ideia do projeto é criar um circuito cultural nos cenários da revolta. Os locais em Pernambuco são: o antigo Quartel do Regimento de Artilharia, hoje edifício Seguradora, esquina com a Dantas Barreto; antigo edifício do Erário Régio, hoje Palácio do Campo das Princesas; Campo de Erário Régio / Campo da Honra, também no Palácio do Campo das Princesas; a Cadeia Nova, atual Arquivo Público Estadual; o Palácio Velho, atual Fórum Thomaz de Aquino; a Ponte do Recife, hoje Rua 1º de Março na antiga livraria Ramiro Costa; Forte do Brum; Forte das Cinco Pontas; e o Seminário de Olinda.
 
As placas contém uma imagem representando a época da Revolução e um texto que conta os porquês do espaço ter sido palco da revolta de 1817 e o que lá aconteceu durante o movimento revolucionário. Além de um resgate histórico, o circuito de placas formam também um novo roteiro turístico cultural e histórico  para o Recife. 
 
A placa que está instalada na capital baiana foi descerrada em março deste ano, com a presença do prefeito Geraldo Julio. Lá, a homenagem foi no antigo Campo da Pólvora, hoje na Rua do Carro, onde o Padre Roma, um dos líderes do movimento, foi morto. As homenagens foram comandadas pelo prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto e fizeram parte das comemorações do aniversário de Salvador.
 
INSTITUTO - O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) foi fundado em 1862. É o Instituto Histórico estadual mais antigo do Brasil. Ao longo dos seus 154 anos de existência, constituiu-se um referencial nacional e internacional. Seus acervos (biblioteca, arquivo e museu) e sua revista representam uma fonte para pesquisadores de várias áreas.
 
 
Locais:
 
1. Fachada do Edifício Seguradora, esquina da Avenida Dantas Barreto com R. Marquês do Recife.
2. Fachada do prédio anexo ao Palácio do Campo das Princesas, em frente ao Teatro de Santa Isabel.
3. Fachada do prédio anexo ao Palácio do Campo das Princesas, ao lado do Batalhão de Guardas, Praça da República.
4. Arquivo Público Estadual, R. Imperador Pedro II, n. 371.
5. Fachada lateral do Fórum Thomaz de Aquino, esquina da Praça Dezessete com R. do Imperador Pedro II.
6. Fachada da antiga Livraria Ramiro Costa, voltada para atual Ponte Maurício de Nassau.
7. Praça do Forte do Brum.
8. Forte das Cinco Pontas, atual Museu da Cidade do Recife, no acesso ao interior da fortaleza.
9. Seminário de Olinda, no início da rampa de acesso à Igreja de N. S. das Graças, Cidade Alta, Olinda.
10. Campo da Pólvora - Rua do Carro, s/n, Nazaré, Salvador-BA