Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.08.16 - 15h07

Hospital da Mulher do Recife realiza primeiro parto dentro d’água

A unidade possui banheira especial para o procedimento. Os profissionais foram treinados no último sábado

 

O primeiro parto dentro d’água no Hospital da Mulher do Recife aconteceu nesta terça-feira (2). O bebê, chamado Enzo Gabriel, nasceu às 18h33 pesando 4,200kg e com 51 cm. É o segundo filho da dona de casa Girlayne Leite Galvão, 28 anos, moradora do bairro de San Martin, Zona Oeste da cidade. O HMR foi projetado pela Prefeitura do Recife com a concepção do parto humanizado.

O nascimento de Enzo ocorreu numa banheira especial, a única do Estado, e foi acompanhado durante todo o tempo pelo pai, Everaldo. As enfermeiras obtetras Renata e Sueli acompanharam tudo. Segundo elas, a criança chegou ao mundo em excelentes condições: “chorando, corado e respirando”, afirmaram. Mãe e bebê estão na Enfermaria 1 do HMR e passam bem.

Para a mãe do bebê, o parto foi tranquilo. “Foi normal, como o primeiro. Mas desta vez senti bem menos dor, como uma anestesia natural. Foi ótimo”, disse Girlayne.

De acordo com a diretora do HMR, Isabela Coutinho, o parto dentro d’água é uma das conquistas da maior unidade de saúde já construída pela Prefeitura. “Como parte da filosofia de respeito à autonomia materna, ficamos muito felizes em poder oferecer uma assistência ao trabalho de parto e parto na banheira, realizado por profissionais habilitados, num hospital desta qualidade”.

Capacitação – Para realizar o procedimento dentro d’água, a equipe do Centro de Parto Normal da unidade passou por uma capacitação, no sábado passado. Equipamento da Prefeitura do Recife, o Hospital da Mulher do Recife está sob gestão do Hospital de Câncer de Pernambuco.