Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 03.08.18 - 11h20

Alunos da Escola Profissionalizante Tecelões recebem certificados de conclusão de curso

img_alt

Evento marcou a formatura de 180 estudantes nas áreas de Doces e Salgados, Culinária, Confeitaria, Corte e Costura e Assistente Administrativo (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Prefeitura do Recife entregou, na tarde desta quinta-feira (2), os certificados de conclusão de curso para 180 alunos da Escola Profissionalizante Tecelões, situada no Bairro do Recife. A cerimônia contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach, e marcou a formatura dos estudantes nos cursos de Doces e Salgados, Culinária, Confeitaria, Corte e Costura e Assistente Administrativo, dentro do programa Qualifica Recife.

“É a conclusão de mais uma etapa na vida de vocês. Estamos realizados com o esforço de toda nossa equipe, que permitiu aos alunos darem esse pontapé inicial para um caminho que gera oportunidades de emprego e renda”, afirma Schwambach. A diretora da Escola Profissionalizante Tecelões, Rejane Martins, destacou o empenho e o compromisso dos estudantes. “Aqui nós realizamos sonhos, mudamos vidas e transformamos pessoas”, destaca.

Um exemplo dessa transformação é João Paulo Santos, de 21 anos. Após concluir o curso de Confeitaria, ele foi contratado para trabalhar como sushiman num restaurante. “Sem isso, eu não teria tido a menor chance. Foi a partir aí que eu tive a oportunidade de crescer. Também tenho curso de garçom, mas que eu quero mesmo é trabalhar na cozinha”, diz.

Durante o evento, também foram entregues medalhas para alunos e ex-alunos que se destacaram. Um deles foi Jackson Rios, que concluiu Corte e Costura há cerca de quatro anos. “Hoje tenho um ateliê, abri minha própria empresa e viajo para outros Estados como consultor. Sou um exemplo vivo de como o conhecimento básico que adquirimos num curso profissionalizante pode se transformar em algo muito maior. Nunca percam a força de vontade e a vontade de aprender. O empreendedorismo é o mundo de quem quer gerar sua própria renda”, ressaltou.

Qualifica Recife - Os cursos profissionalizantes do programa Qualifica Recife formaram, desde 2013, mais de 25 mil pessoas para trabalhar em áreas como Administração, Informática, Indústria, Vestuário, Construção Civil, Beleza, Alimentação, Artes e Idiomas. O programa tem o objetivo de capacitar os alunos para o mercado de trabalho e para a prática do empreendedorismo. As aulas acontecem nas 17 escolas profissionalizantes gerenciadas pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife.