Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 03.08.18 - 15h20

Frei Caneca FM estreia programação produzida pela sociedade civil

 
Selecionados por edital, conteúdos entram no ar a partir desta segunda (6)
 
 

No primeiro mês de programação oficial da Frei Caneca FM, a rádio pública do Recife, ligada à Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, já tem muito o que comemorar. Com uma equipe inicial composta por sete profissionais e três estagiários, além da programação diária de segunda a sexta, das 14h às 19h, iniciada no dia 28 de junho, a emissora realizou duas transmissões, ao vivo, extra estúdio. A partir desta segunda (6), uma nova e histórica etapa da rádio poderá ser acompanhada pelos ouvintes: a estreia dos programas produzidos pela sociedade civil.

Serão 14 novas vozes e conteúdos. Obedecendo às normas previstas no edital, os programas serão veiculados pelo período de um ano, cinco deles distribuídos de segunda a sexta, sempre às 20h, e o restante nos finais de semana. Nas segundas-feiras, o programa Toca o Terror terá críticas, debates e comentários sobre publicações, filmes, seriados e HQs do gênero horror. Nas terças, o jornalismo popular do Brasil de Fato Pernambuco trará contextualização dos últimos acontecimentos, entrevistas, reportagens especiais e quadros educativos. As quartas-feiras estarão reservadas para o Bate Antena, uma revista radiofônica que a cada edição apresentará um tema e um entrevistado diferente. Nas quintas-feiras, o Recife Lo-Fi irá apresentar lançamentos e novidades da cena musical independente, que sai direto dos estúdios caseiros. Para terminar a semana, o Músicas de Sexta evidenciará diversas vertentes da música alternativa e da cultura pop.

No final de semana, as manhãs começarão com o programa Viola Caipira, às 7h30, com músicas do cancioneiro popular do interior do Brasil. No sábado, das 8h às 10h, os pequenos ouvintes da rádio serão contemplados com contação de histórias, músicas, entrevistas e brincadeiras, com os programas Rádio Matraquinha, Palavras no Ar e Brincando e cantando nas ondas do rádio. Às 11h, o ouvinte ficará sabendo de dicas de lugares e coisas para conhecer na cidade, no programa Recife a pé. Já nos domingos, a partir das 9h, o programa Samba de Latada trará entrevistas e músicas de artistas da música popular pernambucana. E, ao meio dia, entrará no ar o Frevo do Mundo, que a cada edição apresentará frevos que inspiram e influenciam criações musicais de músicos e maestros.

Além dos 12 programas, dois interprogramas serão veiculados nas segundas. O Ganhando asas nas ondas do rádio entrará no ar às 8h, promovendo espaço para expressão e representação das pessoas com deficiência e fortalecendo a cidadania. Já o Rádio na real será transmitido às 10h, oferecendo uma leitura crítica da sociedade e promovendo a formação cidadã de estudantes universitários e da rede municipal.

Novo Edital - A Prefeitura do Recife aproveita o embalo da estreia dos programas para anunciar um edital complementar para que a sociedade civil integre a programação da Frei Caneca FM. “Queremos continuar com a parceria feita até aqui com a sociedade. E garantir que as pessoas tenham espaço na rádio, contribuam transmitindo seus conhecimentos, despertando o olhar do cidadão para questões importantes para a sociedade. Por isso vamos lançar ainda neste mês de agosto um edital complementar, para selecionar programas nas categorias que não foram contempladas no primeiro”, diz Diego Rocha, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

O edital, que irá funcionar nos mesmos moldes do primeiro processo seletivo para ocupação da grade da Frei Caneca FM, cedendo espaço para programas produzidos pela sociedade civil, será divulgado nos próximos dias e as inscrições deverão iniciar ainda no mês de agosto.

Um mês de programação oficial - Desde o dia 28 de junho, os ouvintes da Frei Caneca FM perceberam que novos conteúdos, para além do musical, estão sendo transmitidos. São três programas: dois diários (Salada Pop e Revista Difusora) e um semanal (o Batucada).

Outra novidade é a possibilidade de transmissões, ao vivo, realizadas de outros locais que não o estúdio da rádio. Em um espaço de 15 dias, foram realizadas duas experiências. A primeira, da solenidade de inauguração da programação oficial, no dia 28 de junho, e a segunda, da final do Festival Nacional do Frevo, que aconteceu no dia 13 de julho, no Teatro de Santa Isabel.