Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 03.08.18 - 19h46

Teatro de Santa Isabel recebe programação gratuita nesta terça-feira (7)

img_alt

Projeto Teatrando!, oferecido pela Prefeitura do Recife, em parceria com o IDG e o Santander, via Lei Rouanet, oferece visita jogo, às 15h, e sarau percussivo, às 19h, com o Duo Repercuti (Wesley D’Almeida/PCR)

 

Música, história, jogo e interpretação tomam conta do Teatro de Santa Isabel nesta terça-feira (7), dia de programação e emoção intensas num dos mais bonitos e antigos equipamentos culturais do Brasil. Às 15h, a visita jogo Proscenium! convida os recifenses para conhecer a história e as instalações do teatro secular. A partir das 19h, a música tomará conta do Salão Nobre do teatro, que receberá um sarau protagonizado pelo Duo Repercuti, de Emerson Coelho e José Emerson.

Gratuitas e abertas ao público, as atividades fazem parte da programação do projeto de educação patrimonial Teatrando!, criado pela Prefeitura do Recife e executado pelo IDG, com verba do Santander, via Lei Rouanet, para promover encontros regulares entre os recifenses e um de suas mais nobres casas de espetáculo. Não raro, esses encontros são os primeiros de uma vida inteira. “Foi a melhor experiência que já vivi num teatro”, disse o estudante Anderson José Alves, 17 anos, quando participou do Proscenium!, visita que leva duas horas, algumas cenas, muitos cômodos e alguns desafios para misturar público e teatro num enredo só.

A visita, que conta trechos dos 168 anos de história do equipamento e propõe desafios para os participantes resolverem Santa Isabel adentro é conduzida pelo elenco formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. O enredo é de Analice Croccia, Célio Pontes e Quiercles Santana. A direção geral da visita espetáculo é de Célio Pontes e Quiercles Santana. E a direção musical é de André Freitas. O Proscenium! começa às 15h.

Mais tarde, às 19h, a programação dos Saraus recebe o Duo Repercuti, formado, em 2016, pelos percussionistas eruditos Emerson Coelho e José Emerson. Na apresentação, eles experimentarão diversas sonoridades, executando desde compositores eruditos nacionais e internacionais até ritmos pernambucanos, com instrumentos como marimba, vibrafone e pandeiro sinfônico. A apresentação contará ainda com a participação especial do também percussionista Jerimum de Olinda.

O acesso às duas atividades é gratuito. Para participar da visita, indicada a maiores de 10 anos, é necessário fazer inscrição prévia, pelos telefones 3355-3323 ou 3355-3324. Para assistir aos saraus, basta chegar ao teatro a partir das 18h.