Gabinete da Vice-Prefeita

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 03.08.21 - 21h54

Em visita à Brasília, vice-prefeita do Recife participa de encontros na Câmara dos Deputados, na Embaixada da Índia e com a presidência da COP26

 

 

Isabella de Roldão tratará de dignidade menstrual, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável, além de apresentar o programa

Ciclo de Cuidado



Em visita à Brasília entre os dias 3 e 4 de agosto, a vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, cumpre uma intensa agenda na Câmara Federal, na Embaixada da Índia e em evento com o presidente da COP26, Alok Sharma, para tratar de temas como dignidade menstrual, inovação tecnológica e desenvolvimento sustentável. 

 

Nesta terça-feira (3), às 14h, o encontro é com o embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy. O principal objetivo é o intercâmbio de experiências de fomento à dignidade menstrual e ao empoderamento feminino. 

 

O tema também estará na pauta durante a visita à Secretaria da Mulher e à Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados na tarde da quarta-feira (4), onde a vice-prefeita discutirá sobre a tramitação de propostas legislativas relacionadas à dignidade menstrual. 

 

Tanto na Embaixada da Índia quanto no Congresso, a vice-prefeita apresentará o Programa Ciclo de Cuidado, lançado pela Prefeitura do Recife em julho. Através da Secretaria de Educação, o projeto beneficia, com acesso à informação e distribuição de produtos de higiene íntima, cerca de 17 mil estudantes da rede municipal em situação de vulnerabilidade social ou econômica. O investimento anual no programa é de R$ 1,5 milhão. 

 

“Dados alarmantes mostram que, no Brasil, uma em cada quatro mulheres já faltou às aulas por não ter condições de comprar absorvente. É inaceitável um prejuízo tão grande à educação das nossas jovens pela falta de acesso a um item tão básico de higiene. Precisamos somar esforços para garantir dignidade menstrual às pessoas que menstruam. Sinto-me honrada em representar a Prefeitura do Recife e o prefeito João Campos nessa agenda urgente, apresentando o nosso programa Ciclo de Cuidado”, diz Isabella de Roldão.

 

PARCERIA COM A ÍNDIA 

 

Na condição de Coordenadora Estratégica de Relações Internacionais da atual gestão municipal, a vice-prefeita ainda terá a oportunidade de aprofundar o diálogo com a Índia para futuras parcerias entre a capital pernambucana e o país asiático, principalmente no que diz respeito à inovação tecnológica, produção de energia limpa e desenvolvimento urbano sustentável.

 

“Como sexta maior economia do mundo, a Índia é um parceiro importantíssimo para o Brasil e para a capital pernambucana, que possui o maior hub consular do Nordeste, com mais de 40 representações. Nossa intenção é estreitar os laços do Recife especialmente com Bangalor, pelo viés de inovação que as duas cidades possuem. Temos o parque tecnológico do Porto Digital e podemos agregar novas parcerias nesse setor”, destaca Isabella.

 

COP26

 

A agenda da vice-prefeita na capital federal ainda contempla um encontro com o presidente da COP26, Alok Sharma, na manhã da quarta-feira (4), em evento promovido pela Embaixada do Reino Unido. Estarão reunidos gestores municipais, governadores e CEOs de grandes empresas para debater a implementação de iniciativas de neutralização da emissão de carbono. 

 

Como embaixadora para a América do Sul da Cities Climate Finance Leadership Alliance, Isabella coordena esforços na região para promover financiamento climático e projetos de desenvolvimento urbano sustentável, em conformidade com a Agenda 2030. 

 

Em abril, Recife se tornou umas das primeiras cidades do País a aderir à campanha global Race to Zero (Corrida para o Zero), comprometendo-se com a implementação de ações climáticas inclusivas, resilientes e de baixo carbono. A cidade também integra a iniciativa MCR 2030 (Making Cities Resilient), para redução de riscos de desastres.