Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 03.09.17 - 21h35

Mundialito de Capoeira marca 3º dia de programação da Semana Municipal da Capoeira

img_alt

Mundialito de Capoeira marca 3º dia de programação da Semana Municipal da Capoeira (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Sete grupos de Pernambuco participaram do Mundialito de Capoeira que aconteceu neste domingo (3), no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha. O evento, que faz parte da 4ª Semana Municipal da Capoeira, é promovido pela Prefeitura do Recife, Fórum Municipal Permanente de Políticas Públicas para Capoeira e União dos Capoeiras Leão do Note (Unicale). O objetivo da Semana é promover atividades que visem valorizar, visibilizar e refletir criticamente sobre a capoeira em todas as modalidades em que ela se manifesta, seja como esporte, luta, dança ou música. A programação é aberta ao público e vai até a próxima quarta (6), com campeonatos, palestras e rodas de capoeira.

Esta foi a quarta vez que o mundialito, que é realizada pela Unicale há 30 anos, fez parte da programação da Semana da Capoeira – organizada pela Gerência de Igualdade Racial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife. Quem ficou em primeiro lugar na disputa foi o Grupo Pernambuco Arte Cultural, seguido do Grupo Senzala de Capoeira, Associação Malta de Capoeira, Centro de Capoeira Lua de São Jorge, Escola de Capoeira Somos de Angola, Grupo Esporte Capoeira e Grupo Capoeirá.

“O objetivo desse mundialito é fazer a integração entre os grupos, além de compartilhar os nossos conhecimentos e experiências. Fazemos um trabalho socioeducativo, de resgate da nossa história e cultura. Trabalhamos em muitos lugares violentos e acreditamos que os valores que a capoeira ensina ajudam a mudar essa realidade”, avaliou o mestre Adriano Falcão, presidente da Unicale e do Grupo Abolição Falcão.

Minervino Peixoto, 57 anos, mais conhecido como mestre Espinhela, destacou a relevância da Lei 17.941/2013, que garante a realização anual da Semana Municipal da Capoeira. “É muito importante ter uma semana só dedicada à capoeira. Brigamos muito por essa lei. E também fico feliz com a inclusão do mundialito na programação da Semana. Fui um dos criadores dessa competição, há 30 anos. Damos medalhas e troféus aos participantes para incentivá-los a continuarem na capoeira”, disse mestre Espinhela, que é presidente do grupo Senzala e foi um dos fundadores da Unicale.

Diversos jovens participaram das disputas deste domingo. Um deles foi o estudante Esdras de Oliveira, 13 anos, do Grupo Senzala. “Faço capoeira há um ano e já fui campeão de berimbau num torneio que participei em julho. Em dois meses, aprendi a tocar 15 toques de berimbau. Acho mais fácil tocar que fazer os movimentos da capoeira”.

A gerente de Igualdade Racial do Recife, Girlana Diniz, lembrou que a 4ª Semana Municipal da Capoeira está homenageando as mulheres. “A capoeira ainda reproduz muito as questões machistas. Muitas vezes os homens não querem jogar com as mulheres por acharem que elas não são páreo pra eles. Queremos afirmar que esse também é o lugar da mulher. Temos várias mestres importantes em Recife, como a Monitora Rebelde, Gabi Conde e mestre Shirley, que foi homenageada na abertura da Semana, na última sexta (1º)”, disse a gestora, que também lembrou que a capoeira é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

 

 

PROGRAMAÇÃO 

 

Dia 04/09 (Segunda-feira)

Atividade1: Oficina e roda de capoeira

Local: Academia da Cidade do Coque

Horário: 17h

 

Atividade 2: Roda de capoeira e palestra: Capoeira, inclusão social e políticas públicas

Local: Praça Mendes de Sá, em Campo Grande

Horário: 19h30

 

Dia 05/09 (Terça-feira)

Atividade 1: Oficina e roda de capoeira

Local: Academia da Cidade da Vila Tamandaré

Horário: 18h às 19h

 

Atividade 2: Aula aberta com roda de capoeira e samba de roda

Local: Parque da Macaxeira

Horário: 19h30

 

Dia 06/09 (Quarta-feira)

Atividade 1: Palestra – Mulher na roda de capoeira

Local: Escola Municipal Papa João XXIII, no Engenho do Meio

Horário: 9h30

 

Atividade 2: Oficina e roda de capoeira

Local: Academia da Cidade do 2º Jardim de Boa Viagem.

Horário: 19h30