Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 03.09.18 - 14h23

CTTU amplia áreas fiscalizadas por videomonitoramento

img_alt

Os novos locais receberam sinalização desde o início do mês de julho. A fiscalização será iniciada no dia 11 de setembro, após período educativo (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) inicia, a partir da próxima terça-feira (11), a fiscalização por videomonitoramento em quatro novas áreas da cidade. Dois equipamentos foram instalados nos bairros de Nova Descoberta e Ibura, enquanto outros dois foram realocados nos bairros de Afogados e Brasília Teimosa. Os quatro locais receberam a devida sinalização em julho e, desde então, os equipamentos operavam em caráter educativo. Com a medida, Recife passa a contar com 14 câmeras de videomonitoramento aptas a fiscalizar, sempre através dos agentes de trânsito da Central de Operações de Tráfego (COT).

Os novos equipamentos foram instalados na Rua Nova Descoberta, no bairro de mesmo nome, na altura do cruzamento com a Rua Vereador Otacílio de Azevedo, e na Rua Expedicionário Francisco Vitoriano, na UR-5 Ibura, próximo a um supermercado local. Em outros pontos, no entanto, dois aparelhos foram deslocados: na Zona Sul do Recife, o equipamento será retirado da Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Padre Carapuceiro, e vai para a Rua Arabaiana, em Brasília Teimosa. Já na Zona Oeste, a câmera existente no Largo da Paz foi levada para a Rua do Acre, no cruzamento com a Estrada dos Remédios. As mudanças têm o objetivo de garantir mais segurança em vias que estão próximas a centros comerciais, além de coibir o estacionamento irregular e ordenar o trânsito.

 
Em maio de 2017, dez câmeras de videomonitoramento começaram a ser utilizadas na fiscalização e foram responsáveis pela redução de 87% no número de infrações registradas, passando de 3 para, em média, 1 multa por dia em cada ponto. O resultado atende às expectativas da Autarquia, uma vez que demonstra o potencial da ação como mais um instrumento de conscientização dos condutores e de proteção aos pedestres. 
 
Os condutores devem estar atentos, uma vez que as câmeras possuem um raio avançado de alcance. A Central de Operações, que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana, é responsável pela fiscalização através do videomonitoramento. As câmeras são operadas por um efetivo de 20 agentes de trânsito, os únicos responsáveis pelas autuações.
 
As imagens são utilizadas para a fiscalização de infrações como o estacionamento irregular, formação de fila dupla, conversão proibida, entre outras. A CTTU reitera ainda que elas não são utilizadas para aplicar infrações que só podem ser validadas por equipamentos aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), como o excesso de velocidade e o estacionamento a menos de cinco metros do bordo do alinhamento transversal; ou, ainda, as que precisem da abordagem dos agentes de trânsito, como conduzir o veículo sem os documentos obrigatórios e em mau estado de conservação. Por isso, as áreas beneficiadas ainda continuarão recebendo a presença física das equipes de agentes de trânsito da Autarquia, que trabalham não apenas na fiscalização como também no monitoramento e na operação do tráfego. 
 
Segundo a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, essa é mais uma ação da Prefeitura do Recife com o intuito de manter o trânsito seguro e coibir o estacionamento irregular. “A instalação de novos equipamentos e a mudança de outros para locais com maior fluxo de pessoas, devidos aos centros comerciais, vão garantir não só o ordenamento do trânsito, mas também a segurança de pedestres e condutores que transitam diariamente por esses locais”, explica.
 
Além dos novos equipamentos, a CTTU já realiza, desde 2017, a fiscalização por videomonitoramento nos seguintes pontos da cidade: Avenida Recife, no cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz; Avenida Antônio de Góes, nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco e nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro; na Avenida Norte, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro e com a Avenida Professor José dos Anjos; na Avenida Governador Agamenon Magalhães nas imediações da Rua Dr. Leopoldo Lins; na Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César; na Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Frei Leandro; e na Avenida Caxangá, estas implantadas em março.
 
VIDEOMONITORAMENTO - A fiscalização por videomonitoramento está autorizada desde 2015, de acordo com a resolução 532/2015, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Para aplicar no Recife, a CTTU realizou estudos técnicos para finalizar o projeto de sinalização vertical, conforme prevê o Conselho. Todo o processo teve início a partir de consultas ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), com o intuito de definir as especificações técnicas que seriam utilizadas no projeto de sinalização.
 
Confira os novos locais que serão fiscalizados por videomonitoramento:
 
- Rua do Acre, no cruzamento com a Estrada dos Remédios, em Afogados; 
- Rua Arabaiana, em Brasília Teimosa, próximo ao cruzamento com a Rua Espadarte; 
- Rua Nova Descoberta, na altura do cruzamento com a Rua Vereador Otacílio de Azevedo, no bairro de Nova Descoberta; 
- Rua Expedicionário Francisco Vitoriano, na UR-5 Ibura, próximo a um supermercado local.
 
Locais que já contam com fiscalização por videomonitoramento:
 
- Avenida Recife, no cruzamento com a Rua Capitão Jacinto da Cruz;
- Avenida Antônio de Góes, nas proximidades da Secretaria de Administração do Estado;
- Avenida Antônio de Góes, nas imediações da saída do Túnel Josué de Castro;
- Avenida Conselheiro Aguiar, no cruzamento com a Rua Frei Leandro (próximo ao Conjunto Pernambucano);
- Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no sentido subúrbio, próximo ao cruzamento com a Rua José de Sá Carneiro;
- Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no cruzamento com a Avenida Professor José dos Anjos;  
- Avenida Governador Agamenon Magalhães, no cruzamento com Rua Dr. Leopoldo Lins; 
- Avenida Dois Rios, no cruzamento com a Rua Pintor Agenor de Albuquerque César;