Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 03.09.18 - 19h45

Rede municipal do Recife comemora maior crescimento percentual referente às escolas de Anos Finais entre capitais no IDEB 2017

img_alt

Anos Iniciais superam meta estabelecida pelo Governo Federal e Anos Finais apresentaram maior salto histórico desde o início da avaliação. Programas como Proler, Brinqueducar, Ondatec, modelo de ensino integral e ações de protagonismo juvenil são algumas das chaves do sucesso (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

O Ensino Fundamental das escolas municipais do Recife cresceu acima da média das capitais brasileiras e, nos Anos Finais, foi o maior crescimento percentual entre as capitais do país. Essas foram algumas das constatações após a publicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017. A rede, formada por 309 unidades de ensino e pouco mais de 90 mil estudantes superou a meta estabelecida pelo Governo Federal para Anos Iniciais (era 4,9 e alcançou 5,0) e, nos Anos Finais, apresentou o maior crescimento percentual entre as capitais do país, saltando de 3,5 para 4,1, um incremento de 17% em relação à avaliação precedente, de 2015.

O desempenho das escolas de Anos Iniciais superou a meta estabelecida e apresenta crescimento constante desde 2013. Para o secretário Alexandre Rebêlo, alguns projetos como o Programa de Letramento do Recife (PROLER) e o estímulo à leitura são considerados significativos para o desempenho global. “Temos dado ênfase ao desenvolvimento do ciclo de alfabetização, com um processo minucioso de diagnose e aplicação de conteúdos individuais que tem sido decisivo para que este estudante possa se apropriar do processo de leitura e, por conseguinte, da aprendizagem de novos conteúdos no futuro”, enfatiza.

Nos Anos Finais, Recife foi o município que apresentou maior evolução percentual entre as capitais no país, com um crescimento de 17% (saltou de 3,5 para 4,1).  A aposta no protagonismo dos estudantes dessa modalidade de ensino tem dado resultados animadores. “O estímulo a atividades como a Feira de Conhecimentos, os Clubes de Robótica, Rádio e Cinema e as Olimpíadas de Jogos Eletrônicos tem possibilitado o desenvolvimento do raciocínio lógico e o incentivo à produção científica, que já levaram mais de 150 de nossos estudantes a apresentarem projetos e disputarem campeonatos fora do nosso Estado e no exterior”, pontua o secretário.

Outro destaque é o Projeto Ondatec que incentiva estudantes a disputar vagas para as Escolas Técnicas Estaduais e Federais, a partir de aulas aos sábados e simulados em plataformas digitais que viabilizou uma aprovação recorde no último ano de 2017.  Merece destaque ainda a ampliação do ensino em regime integral, que abrange já 25% dos estudantes da rede de anos finais e cujas escolas apresentaram os melhores resultados nesta última avaliação do Ideb: das quatro melhores escolas com desempenho de Anos Finais, que obtiveram uma média de 4,9 pontos (13% acima da meta estabelecida), três delas são de modelo de Educação em Tempo Integral. Pedro Augusto (Boa Vista), Nadir Colaço (Macaxeira) e Dom Bosco (Jardim São Paulo). Atualmente, a rede oferta 36 escolas de Anos Finais e sete delas ofereciam este modelo de ensino em 2017.

A outra escola de a empatar em primeiro lugar nos Anos Finais foi a São Cristóvão, que fica na Guabiraba e é precursora, ao lado da Florestan Fernandes (Ibura), a implantar um modelo de aulas aos sábados de português e matemática para estimular os estudantes a disputar vagas em vestibulares técnicos, que mais tarde se transformaria no #Ondatec. Aliás, é também ao #Ondatec que se credita o salto exponencial do desempenho dos estudantes de Anos Finais, uma vez que, desde maio de 2017, os estudantes de nono ano têm à sua disposição aulões de português e matemática em seis polos divididos por toda a cidade. Ao final da primeira edição, a Prefeitura registrou um total de 312 aprovações em seleções para cursos, número que representa um aumento de 202% em relação ao ano precedente, quando a rede registrou 103 alunos bem sucedidos nos exames.

 

ANOS INICIAIS

IDEB

2009

2011

2013

2015

2017

4,1

4,1

4,2

4,6

5,0

 

ANOS FINAIS

IDEB

2009

2011

2013

2015

2017

2,7

2,9

3,2

3,5

4,1