NOTÍCIAS

Cultura | 03.10.11 - 12h54

Parada da Diversidade atrai mais de 20 mil visitantes de outros estados ao Recife

Com o objetivo de conhecer o perfil das pessoas que frequentaram a Parada da Diversidade, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Turismo, realizou uma pesquisa inédita durante o evento, que aconteceu no domingo (18/09). A amostra da pesquisa foi de 500 questionários, com margem de erro de ±4,46% e grau de confiança de 95%, extraída a partir de procedimentos estatísticos com base na estimativa de público de 400 mil pessoas que compareceram ao evento.

Realizada pelo Instituto de Pesquisa e Opinião (IPO), a apuração apontou que 73% dos que compareceram à Parada corresponderam ao público-alvo do evento, como lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Os heterossexuais representaram 24%.

O público avaliou a Parada da Diversidade de forma bastante positiva. Dos entrevistados, 78% julgaram como bom ou ótimo o evento. Ruim e péssimo foram apenas 2%. Dos que avaliaram positivamente o evento, 19% destacaram a tranquilidade e segurança, 14% a animação e 12% gostaram das atrações. Outros 12% destacaram a organização da festa como um bom item, 11% por ter tido a liberdade de se expor e 10% por chamar a atenção para os problemas dos homossexuais.

A pesquisa mostrou que foram mais de 20 mil visitantes na cidade que vieram de outros estados especialmente para a Parada da Diversidade. Dentre os estados emissores que apareceram com destaque na pesquisa estão Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, São Paulo, Brasília e Paraná. A grande maioria dos frequentadores, 81%, são residentes do Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Quase a totalidade dos entrevistados (92%) afirmou que pretende retornar no próximo ano para a Parada da Diversidade de Pernambuco. As atrações turísticas mais visitadas na cidade foram a praia de Boa Viagem (48%), Parque Dona Lindu (44%), Bairro do Recife (23%), Marco Zero (16%) e Pátio de São Pedro (12%). “A Parada da Diversidade se caracterizou como um excelente evento turístico para a cidade”, destaca o secretário de Turismo do Recife, André Campos.

A limpeza das ruas também teve destaque: 84% variou entre ótima, boa e regular positivo. A remoção do lixo também teve destaque ficando a indicação positiva com 83% dos entrevistados. Outro serviço avaliado pelos participantes da Parada foi em relação a estacionamento para os veículos. Ótimo, bom e regular positivo foi avaliado por 55% dos entrevistados, e 22% informou que não utilizou o serviço. A segurança pública também teve destaque positivo com 83% de aceitação. Apenas 37% dos participantes da Parada não utilizaram táxi. Para os que fizeram uso, 44% avaliaram como ótimo e bom. O transporte de ônibus teve 61% de avaliação entre ótima, boa e regular positivo.

Mais dados da pesquisa:

30% dos entrevistados destacaram que a falta de bares direcionados ao segmento na cidade é a principal dificuldade para o público LGBT.

38% dos homossexuais que participaram da Parada disseram ter ido pelo apoio ao movimento LGBT.

60% ficaram na cidade durante o dia, sem pernoitar e 15% permaneceu na cidade de 3 a 5 dias.

40% estiveram pela primeira vez na Parada da Diversidade.