NOTÍCIAS

| 03.10.12 - 17h59

PCR lembra Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

Por Junior Aguiar

O Agente Comunitário de Saúde, responsável pela ligação entre a população e as unidades de saúde do Município, terá seu dia lembrado nesta quinta-feira (04), quando será comemorado o Dia Nacional do ACS. A Secretaria Municipal de Saúde conta em seu quadro funcional com quase dois mil profissionais que atuam no Programa Saúde da Família, nos 121 postos espalhados pela Cidade.

Diante da importância desse profissional para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), a gerente de Atenção Básica do Município, Cláudia Santos, reforça que “eles são os principais acolhedores da população. O acesso dos usuários às Unidades de Saúde da Capital tem sido cada vez mais facilitado por conta do trabalho dos agentes”.

“Não basta residir na área em que atuam e ter também concluído o Ensino Fundamental. É preciso passar pelo curso técnico de qualificação básica para a formação adequada para que eles desenvolvam as atividades dentro do modelo de atenção proposto e praticado desde 2008 no Recife. Essa formação teve duração de um ano e foi um oferecimento da Rede Municipal através de recursos próprios”, disse o diretor Geral de Atenção à Saúde, Rodrigo Cariri.

Curso - O Curso Técnico de Agentes Comunitários de Saúde teve inicio em setembro de 2011 e chegou ao fim no último dia 21. Cerca de 1.500 alunos fizeram parte da iniciativa. Divididos em 53 turmas, os alunos foram submetidos a uma carga horária de 1,4 mil aulas. A realização do curso fez parte do planejamento da atual gestão municipal, cujo investimento foi de R$ 2,5 milhões.

Com essa formação, os ACSs contam com excelências que fortificam a categoria como a evolução do nível acadêmico de fundamental para técnico, sem contar a melhora da remuneração salarial. Além disso, os agentes obtiveram conhecimentos sobre a Reforma Sanitária Brasileira e Políticas Públicas em Saúde, dispositivos do modelo de atenção Recife em Defesa da Vida (Acolhimento; Projeto Terapêutico Singular; Clínica ampliada/Matriciamento e Co-gestão), e papel social do profissional junto às comunidades. A realização teve a parceria do Governo Estadual, via Escola de Saúde Pública de Pernambuco, e com a UPE - Universidade de Pernambuco, por meio da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças.