Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 03.10.17 - 18h28

Ex-usuários de drogas iniciam curso de empreendedorismo através de parceria entre PCR e Sebrae

img_alt

Ao todo, 280 pessoas atendidas pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife serão beneficiadas pelas aulas que visam a inserção social e produtiva. (Foto: Neide Andrade/Cortesia)

 

Cerca de 30 ex-usuários de drogas participaram, nesta terça-feira (3), da primeira aula do curso "Transforme sua vida em modelo de negócios para começar bem", oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, 280 pessoas em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife (Sepod) serão beneficiadas pelas aulas. A iniciativa faz parte do Programa Integra Recife, que trabalha a inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas. 

Também serão oferecidos os cursos "Crescendo e Empreendendo" e "Juntos Somos Fortes". Entre os conteúdos abordados estão educação empreendedora, a importância do cliente, eficiência, sonhos e planejamentos. Os participantes terão aulas em locais como o térreo da Prefeitura do Recife (sala do Prouni Recife); Compaz Governador Eduardo Campos, no Cordeiro; Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) José Lucena, no Ipsep; CAPS Renê Ribeiro, em Afogados, e no Centro Social Urbano (CSU) da Imbiribeira.

De acordo com Juliana Gouveia, técnica de Articulação Institucional da Sepod Recife, o objetivo da parceria com o Sebrae é ampliar as opções para que os ex-usuários de drogas consigam se inserir no mercado de trabalho. "Para conseguir a inserção social e produtiva desse público, estamos focando na qualificação profissional através de parcerias com o Sebrae e também com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo, estamos beneficiando mais de 700 ex-usuários de drogas", explicou a técnica.

O aposentado José Fernando foi usuário de álcool e, agora, faz curso de panificação através da parceria da PCR com o Senai e também começou a participar do curso de empreendedorismo do Sebrae para encontrar maneiras de complementar sua renda. "Na minha juventude, comecei a beber muito cedo e fiz muita bobagem por causa de embriaguez, mas depois percebi que o álcool é uma droga e comecei a correr atrás do meu objetivo. Estou aqui no curso de empreendedorismo para adquirir mais experiências e também montar um bom negócio com o que tenho aprendido no curso de panificação", planeja José.

INTEGRA RECIFE - O Programa Integra Recife faz parte do Sistema Mais Recife de Políticas sobre Drogas e trabalha com a inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas através da elevação de escolaridade, qualificação profissional, encaminhamentos para retiradas de documentos básicos e para agência de emprego.

Além da parceria com o Sebrae, que beneficiará um total de 280 ex-usuários de drogas, o Integra Recife também vem oferecendo cursos de qualificação profissional em parceria com o Senai desde o início do ano. Ao todo, 460 pessoas atendidas pela Sepod estão sendo beneficiadas pelos cursos de eletricista industrial, pedreiro de alvenaria, sistemas automatizados, operador de computador e panificação.

Quem tiver interesse em ser atendido pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas do Recife pode ligar para o telefone 3355.8210 ou procurar a equipe no 6º andar da Prefeitura do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.