Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 03.10.17 - 16h16

Palestra da Sala do Empreendedor encerra ciclo de oficinas sobre meio ambiente e sustentabilidade

img_alt

Atividade reuniu cerca de 30 organizações sociais que recebem doações do Banco de Alimentos do Sesc (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Uma palestra sobre empreendedorismo e educação financeira encerrou, na manhã desta terça-feira (3), o Ciclo de Oficinas de Meio Ambiente, Vida e Sustentabilidade, realizado há cinco anos pelo Banco de Alimentos do Serviço Social do Comércio (Sesc), que este ano contou com apoio da Prefeitura do Recife. A palestra para representantes de cerca de 30 entidades que recebem doação do Banco de Alimentos foi articulada pelo Transforma Recife - plataforma da Prefeitura do Recife que conecta organizações e voluntários na construção de uma cidade mais solidária. Neste 5º Ciclo de Oficinas de Meio Ambiente, Vida e Sustentabilidade, que começou em setembro, as entidades foram capacitadas para desenvolver produtos sustentáveis que possam gerar renda através das oficinas de papel reciclado, artesanato com garrafas, hortas verticais, produção de mudas e fitoterápicos.

A ideia é que os representantes, com o suporte de voluntários do Transforma Recife, possam replicar o que aprenderam com os demais membros das organizações. A palestrante desta terça foi a gestora da Sala do Empreendedor do Recife, Márcia Melo, que falou sobre as atitudes e comportamentos necessários para quem quer abrir seu próprio negócio. “É fundamental sair da zona de conforto. Até hoje, tem gente que não sabe usar computador nem redes sociais. Definir metas, com objetivos e prazos bem claros, é outra medida indispensável”, orientou. De acordo com Márcia, a busca constante de informações, por meio de cursos e palestras, também faz a diferença no sucesso do empreendimento.

Márcia Melo destaca a necessidade do monitoramento constante das atividades, para garantir que o planejamento seja colocado em prática. “Outro ponto essencial é divulgar o trabalho, tarefa que hoje é facilitada pelos blogs e redes sociais. Na Sala do Empreendedor, por exemplo, nós orientamos as pessoas sobre como usar o whatsapp como ferramenta de trabalho”, complementa a gestora. Finalizando sua fala, Márcia ressaltou que sempre é hora de desenvolver novas habilidades, descartando os hábitos ruins. “Como passamos um terço de nossa vida no trabalho, o ambiente precisa ser feliz, estimulando as pessoas a fazerem o que gostam”.

A gerente de Projetos do Transforma Recife, Júlia Jungmann, explicou que os voluntários participaram das oficinas junto com as instituições beneficiadas pelo Banco de Alimentos para depois dar apoio quando os representantes forem replicar o conteúdo das oficinas para as demais pessoas da instituição, ajudando-as a dar continuidade ao desenvolvimento dos produtos. “Em novembro, pretendemos fazer uma feira para que eles comercializar os produtos confeccionados nas oficinas”, informou.

ORIENTAÇÃO - A Sala do Empreendedor é uma iniciativa desenvolvida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, que orienta as pessoas sobre temas como formalização de empresas, Créditos Produtivos para Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas, Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e empreendedores informais, cursos de aperfeiçoamento, informações sobre o Programa Municipal de Compras Governamentais e concessão de alvará, licenças ambientais e sanitárias e tributações. A Sala do Empreendedor atende em quatro unidades: andar térreo do edifício-sede da Prefeitura, Centro Público de Casa Amarela, Compaz Governador Eduardo Campos e Compaz Ariano Suassuna. Contato: 0800 281 3535 (ligação gratuita).