Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 03.10.17 - 18h25

PCR capacita cuidadores das residências terapêuticas

Profissionais ligados à saúde mental do Recife trocam experiências até esta quinta-feira (5).

 

Cerca de 300 profissionais participam de uma capacitação na Escola Profissionalizante Dom Bosco, na Avenida Norte, onde acontece, até esta quinta-feira (5), o 2º Encontro de Formação para os Cuidadores das Residências Terapêuticas (RT). O evento, da Secretaria de Saúde do Recife, tem como objetivo contribuir para formação dos cuidadores de Residências Terapêuticas, tendo em vista o cenário atual da capital pernambucana, que tem 52 RTs, após o fechamento de todos os leitos psiquiátricos de longa permanência.

O encontro tem como tema “A contribuição do cuidador na Residência Terapêutica na perspectiva da Reabilitação Psicossocial”. Participam cuidadores, técnicos e gerentes dos 17 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do município. Nesta quarta (4) e quinta-feira, os debates serão sobre a moradia e as intervenções nas intercorrências cotidianas. Desde ontem (2), houve troca de experiências entre os participantes e técnicas da cidade Barbacena (MG).

A Política Nacional de Saúde Mental, apoiada na lei nacional 10.216/2001, busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária focando a garantia dos direitos humanos e a inclusão social. Com o fim dos leitos psiquiátricos de modelo manicomial, há hoje na capital pernambucana 405 moradores residindo em 52 Serviços Residenciais Terapêuticos, em vários bairros.