NOTÍCIAS

Esportes | 03.11.15 - 17h05

Jogos da Pessoa Idosa proporcionam vida mais saudável para a terceira idade

Evento começa nesta quarta (4) e oferece uma semana inteira de atividades físicas e culturais

A partir desta quarta-feira (4), cerca de 800 idosos terão uma semana inteira de atividades físicas e culturais. Os 8º Jogos da Pessoa Idosa são realizados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, e têm o objetivo de estimular a atividade física na terceira idade, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida dos participantes. A programação vai até o dia 12 de novembro, incluindo mostra artístico-cultural, oficinas, caminhada no Bairro do Recife, jogos adaptados e baile de encerramento.

O tema deste ano é "Jogando, ConVIVENDO e ensinando". A abertura está marcada para as 14h da quarta, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), bairro das Graças, com desfile dos 33 grupos de idosos inscritos nos Jogos, acendimento da tocha e juramento. Na ocasião, acontece também a mostra-artístico cultural, com apresentações artísticas realizadas pelos próprios idosos, como teatro, poesia, canto e dança.
Na sexta-feira (6), das 7h30 às 11h30, é a vez das oficinas culturais, que acontecem nas quadras do Sport Club do Recife e incluem os temas cadeira porta alfinete; estrela de natal; crochê nos dedos; arte com flores; artesanato peso de porta; taekwondô; capoeira; teatro; dança popular; percussão; yoga e dança de salão. Haverá também alongamento, "aulão" e aferição da pressão.
O domingo (8) será dedicado à caminhada pelas ruas do Bairro do Recife. Os idosos se concentrarão nas proximidades do Marco Zero e percorrerão, a partir das 7h30, animados por orquestra de frevo, as ruas Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, do Apolo e a praça do Arsenal.

Competições - As competições esportivas acontecem entre os dias 9 e 11, sempre das 7h30 às 11h30, no Sport. Na segunda-feira, haverá arremesso de pelota e arco, boliche e estafeta; na terça, é a vez de handebol, futsal, tiro ao alvo e voleibol; finalmente, na quarta, as disputas incluirão hóquei, golfe, dama, dominó e basquete. O baile de encerramento acontece na AABB, na quinta-feira (12), das 14h às 17h30, com show da Orquestra Vereda.

PROGRAMAÇÃO:
Quarta-feira (4): 14h - Abertura e mostra-artístico cultural
Sexta-feira (6): A partir das 7h30 - Oficinas culturais
Domingo (8): A partir das 7h30 - Caminhada no Bairro do Recife
De 9 a 11: A partir das 7h30 - Competições esportivas
Quinta-feira (12) - Baile de encerramento