NOTÍCIAS

Turismo | 03.11.16 - 16h32

Riquezas poéticas e antigas construções de ferro são temas do Olha! Recife

Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, oferece passeios gratuitos e guiados por atrativos turísticos da cidade

 

Ruas que contam poesias e a utilização do ferro na rica arquitetura recifense são temas do Olha! Recife deste domingo (6). O projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer, proporciona opções de lazer diferenciadas, fugindo do ócio e do tédio, agregando cultura e história, passando por alguns dos atrativos turísticos da cidade. Além de gratuitos, os tours contam com acompanhamento de guias de turismo.

Rico em cultura, o Recife sempre foi inspiração para as mais variadas manifestações artísticas. No passeio de bicicleta deste domingo, os participantes vão conhecer algumas ruas por outra perspectiva. Integrando a história da cidade ao desenvolvimento da atividade artística poética no Recife, o roteiro passará por ruas, praças e pontes marcantes para a criação de músicas, estórias e poemas conhecidos nacionalmente.

O roteiro vai contemplar a Ponte Maurício de Nassau, que abriga a escultura do poeta Joaquim Cardozo; Praça da Independência, onde está a escultura do poeta Carlos Pena Filho; Avenida Guararapes com a Rua do Sol, onde está a homenagem para Capiba, um dos maiores compositores pernambucanos; Rua da Aurora, cartão postal recifense que abriga as estatuas de Manoel Bandeira e João Cabral de Melo Neto; Praça Maciel Pinheiro, onde está a homenagem para Clarice Lispector; entre outros pontos.

Com o roteiro Caminhos do Ferro, o passeio a pé vai retomar a história da chegada dessa matéria prima para a construção da cidade. Símbolo da modernidade arquitetônica, o ferro e o desenvolvimento ferroviário são presentes em diversos atrativos turísticos, como a Estação do Brum, o Museu do Trem, a Ponte da Boa Vista, Ponte Santa Isabel, antiga Ponte Giratória e muitos outros.

Os dois passeios têm ponto de encontro na Praça do Arsenal, com saída marcada para as 9h deste domingo. Todos os tours do Olha! Recife são gratuitos, mas é preciso se inscrever para participar. Os interessados devem acessar o site www.olharecife.com.br, a partir das 9h desta sexta-feira (4), e realizar o cadastro. É solicitado que os participantes levem um quilo de alimento não perecível que será doado para instituições de caridade.

 

Programação

 

Olha! Recife pedalando

Tema: Ruas e Poesias

Quando: Domingo (6), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas

 

Olha! Recife a pé

Tema: Caminhos do Ferro

Quando: Domingo (6), às 9h

Saída: Praça do Arsenal – Posto de Informações Turísticas