NOTÍCIAS

Cultura | 03.12.13 - 18h29

PCR remove 230 toneladas de entulho e 50 barracas irregulares em Roda de Fogo

[caption id="attachment_41276" align="alignleft" width="680"] A ação de ordenamento tem como objetivo prevenir a violência e criar espaços públicos seguros nos 13 bairros prioritários do plano municipal de segurança. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

O mutirão do Pacto Pela Vida do Recife retirou, nesta terça-feira (3), 39 barracas e fiteiros irregulares sobre o canal da Rua Arthur Coutinho, na comunidade Roda de Fogo, nos Torrões. A ação de ordenamento tem como objetivo prevenir a violência e criar espaços públicos seguros nos 13 bairros prioritários do plano municipal de segurança. Desde a semana passada, equipes da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) já removeram ao todo 50 pontos de comércio irregular, quatro carcaças e 236 toneladas de entulhos do bairro.

Das 39 barracas removidas nesta terça, duas eram usadas como moradia. Um dos ocupantes passou a receber aluguel social e o outro foi encaminhado para um abrigo da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. “Essa integração entre diversas secretarias é um dos pontos positivos dessa ação. Quando unimos esforços, reforçamos a presença do poder público no território e melhoramos a qualidade de vida e a sensação de segurança naquele local”, afirmou o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

Em quase dez dias de ação, a Emlurb também realizou serviços de capinação e pintura de meio fio em três quilômetros de via, remoção de mais de duas toneladas de poda e manutenção em 25 postes de iluminação. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também intensificou a fiscalização na área e realizou manutenção e implantação de sinalização vertical e horizontal, com pintura de divisórias de pistas, símbolos no asfalto, meio-fio. Nos próximos dias, a ação continua com a pintura de faixa de pedestres, remoção de lombadas e colocação de placas de sinalização.

Diagnóstico - Torrões tem 32.015 moradores e é um dos 13 bairros prioritários do Pacto Pela Vida do Recife. Em 2012 foram registrados 18 homicídios na localidade. A meta da Secretaria de Segurança Urbana é realizar ações deste tipo em todas as áreas prioritárias até o segundo semestre de 2014.