NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.12.15 - 17h46

Prefeito garante apoio da Igreja Católica no enfrentamento ao Aedes aegypti

img_alt

Mobilização no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus ganha reforço da instituição religiosa, que atuará junto aos fiéis e nas comunidades. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Igreja Católica também entrará na luta para combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus. O anúncio foi feito pelo prefeito Geraldo Julio em reunião solicitada ao arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na manhã desta quinta-feira (3). A Igreja vai contribuir com a conscientização dos fiéis para os cuidados dentro de casa e a distribuição de material educativo nas missas, dentro do periódico “O Domingo”. Participaram do encontro secretários municipais e o alto clero da instituição.

A Igreja Católica se juntará ao contingente de órgãos e instituições que já estão no combate ao Aedes aegypti, como o Exército Brasileiro, as panificadoras do município, que distribuirão material educativo nos locais de venda, o Banco do Brasil, além das igrejas evangélicas e das escolas particulares que também serão procuradas pelo Prefeito. Desde a última terça-feira (1), quando foi publicado o Diário Oficial do Recife o Decreto número 29.279, a cidade está em "Situação de Emergência" por causa da epidemia de dengue, chikungunya e zika vírus, este último relacionado aos casos de microcefalia que estão sendo diagnosticados.

“É muito importante a participação da sociedade inteira, já que a maioria do número de focos está dentro das residências. E a Igreja pode fazer um trabalho de conscientização muito forte, com a mobilização, engajamento e divulgação de informações. Dom Fernando e toda a Igreja Católica já estavam engajados neste trabalho, e agora a gente combinou ações em conjunto, com a distribuição de material impresso e a palavra de todos da Igreja que estão espalhados pela cidade. Este trabalho entre a Prefeitura do Recife e a Igreja  é fundamental, e quero agradecer a Dom Fernando e todos da Igreja Católica”, destacou Geraldo.

O arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, explicou que a Igreja Católica, através da Pastoral da Saúde, já vinha realizando ações de enfrentamento ao Aedes aegypti, nas suas 120 paróquias espalhadas em 19 municípios. Saburido ressaltou que a parceria com a Prefeitura do Recife só vem para somar o esforço já realizado por todos. “Nosso desejo é fazer aqui na nossa Arquidiocese um ‘Quartel-General’, mobilizando a juventude. Nós temos a Casa da Juventude e queremos fazer este trabalho com relação ao mosquito, principalmente com a distribuição de material educativo”, contou. “Além disso, também teremos nossos momentos de encontros dos membros da Pastoral da Saúde com o clero, para explicar sobre esse desafio e pedir o engajamento”, continuou.

PARCERIAS – O prefeito Geraldo Julio também se reuniu com o superintende estadual do Banco do Brasil em Pernambuco, Marcos Ticianeli, que ofereceu apoio nas ações de combate ao Aedes aegypti. O banco disponibilizará panfletos aos clientes e informativos nas telas dos caixas eletrônicos já na próxima semana. “É necessário que seja feito este tipo de esclarecimento com a população. Em Pernambuco, nós temos cerca de quatro milhões de correntistas e 193 agências. Nós já estamos orientando nossos funcionários para realizar este tipo de mobilização”, detalhou.

Além do reforço do Exército Brasileiro nesta guerra contra o mosquito, a Prefeitura também conseguiu o apoio da Associação de Indústrias da Panificação de Pernambuco (AIPP) e do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Pernambuco (Sindipão). Será realizado um trabalho de divulgação de material educativo e conscientização dentro das padarias, em todos os bairros, e que são frequentadas diariamente por todas famílias recifenses.

O prefeito também deverá se reunir, nos próximos dias, com representantes de igrejas evangélicas e outras religiões para solicitar apoio. Também deverá se reunir com representantes do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE) para que este trabalho também chegue forte dentro das salas de aula.