NOTÍCIAS

Infraestrutura | 03.12.16 - 13h56

Prefeito Geraldo Julio acompanha mutirão de combate ao Aedes aegypti e de serviços integrados

img_alt

Ações de saúde, cidadania, manutenção, limpeza, educação e empreendedorismo foram reunidas em Jardim Monte Verde, durante a manhã deste sábado (3) (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A comunidade de Jardim Monte Verde, no bairro do Ibura de Cima/Cohab, recebeu mais um mutirão de serviços integrados da Prefeitura do Recife, com foco no combate ao Aedes aegypti, na manhã deste sábado (3). O prefeito Geraldo Julio acompanhou as ações de saúde, cidadania, educação, empreendedorismo e outras reunidas na Escola Municipal Jardim Monte Verde e também conferiu o trabalho de manutenção, limpeza e combate ao mosquito realizado no entorno. Este mutirão foi o primeiro depois do lançamento do Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2017, lançado no último dia 30 de novembro

"Esse é mais um mutirão da Prefeitura do Recife, hoje aqui no Jardim Monte Verde, no Ibura, com muitas ações importantes. É o combate ao mosquito Aedes aegypti, 900 imóveis vão ser visitados, mas têm várias ações sociais aqui também, de educação, de orientação, de cidadania, emissão de documentos, exame de mamografia e a Emlurb também nas ruas. A gente está fazendo a limpeza de todo o canal aqui, a revisão de todas as galerias, o trabalho completo. A Prefeitura chegou com força aqui em Jardim Monte Verde para ajudar a população e a população está participando do mutirão aqui com a gente", afirmou o prefeito do Recife, Geraldo Julio. 

Para a moradora da Cohab, Maria José, o mutirão integrado facilita bastante a vida da população por reunir diversos serviços no mesmo local. "Está sendo ótimo para gente, meu pai já mediu a glicose e vai fazer o RG, minha filha e meu marido também vão tirar documentos que estão precisando. Tem também a mamografia, então é muito importante para a gente", afirmou. 

O secretário municipal de Saúde, Jaílson Correia, explicou a atuação em combate ao mosquito Aedes aegypti. "Os mutirões de combate ao mosquito são um trabalho permanente desde que os problemas ficaram mais claros em relação à gravidade das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e hoje a gente retoma aquele tipo de mutirão do engajamento da população também. O Plano de Enfrentamento às Arboviroses que o prefeito anunciou tem hoje um passo importante com o engajamento da população. A gente tem hoje 24 agentes de saúde ambiental que vão percorrer as ruas da comunidade e essa atividade não tem ininterrupção", completou.  

INFRAESTRUTURA - A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) participou do mutirão de serviços na comunidade Jardim Monte Verde, no Ibura, realizando ações de limpeza urbana, iluminação, drenagem e pavimentação. Com o objetivo de melhorar o escoamento das águas da chuva, a Emlurb iniciou, desde a quinta-feira (1º), o serviço de limpeza do Canal Jardim Monte Verde/Três Carneiros. A Emlurb está investindo R$166.870,00 reais no trabalho que deve durar 30 dias. 

Durante a semana, a empresa também começou a execução de serviços de tapa-buraco em diversas vias da comunidade, a exemplo da Rua Jornalista Costa Porto e das avenidas Serra da Mantiqueira e Chapada do Araripe. Além disso, equipes da gerência de iluminação pública foram mobilizadas para realizar a manutenção da rede no decorrer da ação. 

O reforço na limpeza da área também foi um dos serviços realizados com a presença de 65 ajudantes, que realizaram varrição, capinação, coleta e remoção de entulhos. O Cata-Tralha também foi disponibilizado para recolher os móveis inservíveis (eletrodomésticos quebrados, móveis velhos, colchões, etc) e assim, reduzir o descarte irregular desses objetos em locais inapropriados como terrenos baldios, margens de rios e canais, além de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti

CIDADANIA  A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos também esteve presente na ação de cidadania com os serviços de inscrição no programa Bolsa Família, emissão de segundas vias de RG, certidão de nascimento e casamento, além de orientação jurídica. Além disso, uma Unidade Móvel de Tecnologia (Utec) da Secretaria de Educação do Recife proporcionou atividades como acesso à Internet e exibição de filmes, além de apresentações dos robôs humanoides NAO e dos robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Education, do Programa Robótica na Escola. A Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo, por meio da Sala do Empreendedor, ofereceu orientações ao microempreendedor e atendimento ao crédito.