Secretaria de Infraestrutura e Habitação

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.12.17 - 21h47

Campanha Cidade Limpa amplia conscientização sobre descarte correto do lixo para todo o Recife

img_alt

Iniciativa tem como base o sucesso do projeto Praia Limpa, que há 20 anos faz esse trabalho na orla do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com base no sucesso do projeto Praia Limpa, o prefeito do Recife, Geraldo Julio, lançou na tarde deste domingo (3) a campanha Cidade Limpa. A ação, que é resultado de uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Rede Globo, tem por objetivo sensibilizar a população para o descarte correto do lixo. O lançamento foi no Parque 13 de Maio, Centro do Recife, e teve a participação do Palhaço Chocolate, que chamou atenção da garotada para a importância do manter a cidade limpa.

“Esta é uma ação de educação ambiental. A gente já tem uma grande ação que é o Praia Limpa, que já existe há muitos anos e mudou completamente a situação da praia de Boa Viagem. Agora, a gente quer levar para a cidade inteira essa iniciativa”, afirmou o prefeito Geraldo Julio. “Faremos ações de educação ambiental nos parques, nas praças e mercados, sempre aos domingos, mostrando que colocar o lixo no lugar certo é mais qualidade de vida, a gente cuida melhor do meio ambiente e fica uma cidade melhor para se morar”, acrescentou.

Para disseminar a ideia, a campanha será exibida na TV e vai contar com monitores espalhados em pontos da cidade com grande circulação de pessoas, como parques, praças e mercados públicos. A meta é informar os moradores sobre a posição das lixeiras, alertar para o descarte no lugar certo e para a importância de manter os ambientes limpos.

O diretor regional da TV Globo, Iuri Leite, explicou que a ideia surgiu do prefeito Geraldo Julio e a meta é amplificar o que já acontece nas praia de Boa Viagem. “A ideia é uma campanha que pudesse abraçar toda a cidade, então surgiu o projeto para que a gente pudesse fazer esse trabalho de educar a população para deixar a cidade mais limpa e pedimos a contribuição de todos para isso”, grifou

Na primeira fase da campanha, os monitores estarão nos parques para conscientizar a população. Em seguida, a ação será nos mercados, onde haverá a sensibilização de frequentadores e comerciantes. Por fim, o Cidade Limpa também tem por objetivo a preservação das áreas de manguezais.

Na tentativa de chamar atenção para a quantidade de lixo recolhido, os locais que serão alvo do Cidade Limpa receberão um Lixômetro, onde são colocados sacos com resíduos coletados na área. A capacidade do equipamento é de 3 mil litros e, ao longo da tarde de hoje, no Parque 13 de Maio, o recipiente já estava quase completo.

A promotora de vendas Daniela Oliveira já estava engajada na campanha e propagando o recado. “Acabei de colocar meu lixo no cesto e acho que cada um devia fazer sua parte para deixar nossa cidade mais limpa e organizada. Amo vir para o Parque 13 de Maio e a gente tem que ter educação para deixa-lo sempre em ordem”, afirmou.