Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 03.12.17 - 22h36

Prefeito Geraldo Julio inaugura decoração natalina do Recife no Cais da Alfândega

img_alt

Luzes e cores transportam a aura do Natal para as margens do rio Capibaribe e transformam a via numa alameda iluminada (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Natal no Recife chegou com queima de fogos e cantata às margens do rio Capibaribe, na Avenida Cais da Alfândega, área central da capital. Ao lado da família, o prefeito Geraldo Julio inaugurou neste domingo (3) a decoração natalina da cidade. Ao longo da via, vários elementos ganharam adornos para a data. Nas árvores, foram colocados refletores de luz verde e cordões luminosos, chamados snow led, que dão o efeito de neve caindo. Estrelas, sinos e símbolos natalinos compõem a ornamentação e transformam a via em alameda iluminada.

O prefeito Geraldo Julio lembrou do ano difícil que o Brasil enfrentou, mas grifou a importância de celebrar o momento, e fez um convite para que os recifenses aproveitem o espaço. “O Cais da Alfândega está preparado para receber todos os recifenses para curtir a decoração natalina nessa cidade tão linda que a gente mora”, afirmou.

Para quem foi ao Bairro do Recife neste domingo, como a servidora pública Alda Menezes, a decoração trouxe ainda mais beleza às margens do Capibaribe. “É uma oportunidade para vivenciarmos mais a cidade. É um atrativo para o Recife, porque mostra o espírito de Natal”, afirmou, ao lado dos filhos Nícolas e July.

A fisioterapeuta Juliana Xavier, 33 anos, também aprovou a decoração. Para ela, o destaque ficou por conta da árvore. “Achei tudo muito bonito. Ficou linda”, disse. Com 14 metros de altura, a árvore tem a base de madeira de reflorestamento e corpo de estruturas metálicas que formam quatro faces triangulares, lembrando pontas de estrelas, ou uma legião de anjos.

A concepção do projeto é das arquitetas Fabiana Ramalho e Cynthia Lebsa, da Gerência Geral de Arquitetura e Engenharia da Fundação de Cultura Cidade do Recife. De acordo com Fabiana, a essência do projeto é reforçar a solidariedade e a união das pessoas.

“Nosso desejo é lembrar que precisarmos partilhar nossas asas para voar mais alto”, explicou. “O símbolo maior da nossa decoração é o anjo, que está representado na nossa árvore de natal. É o anjo da anunciação do natal, que é o início de tudo”, acrescentou. A arquiteta explicou ainda que o projeto é feito com luzes de led, que são mais sustentáveis e garantem economia de recursos.

A decoração abrange ainda o presépio, situado diante do Paço Alfândega. Em frente a Livraria Cultura, está montado o palco para as apresentações culturais do Ciclo Natalino. Este é o terceiro ano consecutivo que o projeto é assinado pela equipe da própria Prefeitura do Recife.