Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 03.12.18 - 11h44

Prefeitura lança aplicativo para monitorar as árvores do Recife de forma colaborativa

img_alt

Nova ferramenta, chamada Arborize, estimula a participação dos moradores no cuidado com a cobertura vegetal da cidade (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Os recifenses já podem contar com uma ferramenta que vai auxiliar no trabalho de identificar e catalogar as espécies de árvores existentes nas vias da cidade. O aplicativo, intitulado Arborize, foi apresentado nesta sexta-feira (30), durante o plantio realizado no entorno da ONG Pequenos Profetas, no bairro de São José. O aplicativo é gratuito e está disponível nas plataformas iOS e Android.

Criado pela Prefeitura do Recife, através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA) e a Controladoria Geral do Município, o app disponibiliza informações das árvores que existem na cidade e permite que o usuário cadastre e indique o desejo de se tornar responsável por uma árvore.

A prefeitura tem o programa de arborização, mas a gente está chamando a população para se engajar nesse processo, por isso criamos o aplicativo Arborize onde o cidadão poderá cadastrar árvores e, com isso, teremos um monitoramento em tempo real do que está acontecendo na cidade. Então pedimos o apoio da população para que baixe o aplicativo e colabore com essa iniciativa”, disse o secretário da SDSMA, Bruno Schwambach.

A inclusão de um modelo inovador vai facilitar a gestão das árvores na cidade e deixar a população ciente do processo de arborização. O sistema permite ao usuário o cadastramento de novas árvores ou que ainda não estejam cadastradas; o monitoramento e o acesso à divulgação de eventos da SDSMA e ao Manual de Arborização do Recife. Após o cadastramento, uma equipe da SDSMA vai analisar e liberar o acesso ao público.

O Arborize tem informações de cada árvore da capital pernambucana, como condições, localização e existência de predadores. Como incentivo da participação popular, a SDSMA vai destacar, através de medalhas, os usuários que estão interagindo constantemente com a plataforma digital.

O funcionamento do aplicativo é simples, basta apenas o usuário se cadastrar, fornecendo CPF, e-mail e telefone, após isso terá acesso a todas as informações disponíveis na ferramenta.