NOTÍCIAS

Cultura | 04.01.16 - 15h50

Pátio de São Pedro sedia Queima da Lapinha nesta quarta, dia 6

Festividade encerra o Ciclo Natalino no Recife

 

O Ciclo Natalino do Recife vai chegando ao fim e os amantes da tradição poderão nesta quarta-feira (06) apreciar a Queima da Lapinha. A festividade acontece no Pátio de São Pedro, a partir das 18h e vai contar com a participação de 12 pastoris, de Mendes e Sua Orquestra e do O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico. A entrada é franca. A realização é da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

A partir das 18h tem início a concentração dos pastoris, no Pátio do Carmo, que serão os responsáveis por levar a lapinha para ser queimada. Eles sairão do local cantando as jornadas enquanto conduzem a lapinha, que é feita com folhagens secas e incensos. A expectativa é de que o grupo entre no Pátio de São Pedro por volta das 19h.

Logo em seguida, a imagem do Menino Jesus é retirada e entregue de presente a um homenageado, e a lapinha é queimada. Enquanto assiste ao ritual, o público joga seus pedidos no fogo, na esperança de que eles sejam atendidos ao longo do ano. Ao final, Mendes e Sua Orquestra e O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico farão a festa anunciando aos presentes que o clima já é de carnaval no Recife

História – A Queima da Lapinha é uma manifestação religiosa oriunda do século 19 e que foi trazida pelos jesuítas para o Brasil. A lapinha simboliza a manjedoura onde nasceu o menino Jesus. Além de ser um rito de despedida do Ciclo Natalino, a Queima da Lapinha antecipa o novo período festivo, abrindo caminho para o Carnaval. De acordo com o assessor técnico da Fundação de Cultura Cidade do Recife e coordenador do evento, Marcelo Varella, foi no Nordeste que a manifestação, que tinha um caráter “evangelizador”, ganhou novos elementos. “Com o passar do tempo foram agregadas à tradição religiosa as manifestações populares do Reisado e o Pastoril”, explica.

 

QUEIMA DA LAPINHA - Pátio de São Pedro

 

DIA

 

ATRAÇÃO

06.01.2016

18h

Pastoril Estrela do Mar

Pastoril Tia Nininha

Pastoril Giselly Andrade

Pastoril Estrela Brilhante

Pastoril da UR-3

Pastoril Rosa Mística dos Torrões

Pastoril Estrela Guia do Recife

Pastoril Estrela Dalva 3ª Idade

Pastoril Sonho de uma Adolescente

Pastoril Viver a Vida

Pastoril  Tia Nininha 3º Idade

Pastoril Campinas Alegres

Mendes e Sua Orquestra

20h

O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico