NOTÍCIAS

Cultura | 04.02.13 - 20h54

PCR e o Ministério do Esporte apresentam as diretrizes para voluntariado da Copa das Confederações

As preparações para receber a Copa das Confederações seguem a pleno vapor. Na tarde de hoje (4), Jaderson de Alencar, representante do Ministério do Esporte, apresentou o programa de voluntariado do Governo Federal. O encontro foi promovido em parceira com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes e Copa do Mundo, e realizado no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Santo Amaro.

Direcionado a este grande evento esportivo, que acontece no próximo mês de junho, a reunião envolveu coordenadores de cursos como turismo e educação física, além de representantes do movimento estudantil e produção de eventos. Também esteve presente Marcos Nunes, representante da Secretaria Especial da Copa, do Governo do Estado de Pernambuco.

Sensibilizar e despertar nos brasileiros o sentimento de pertencimento. É com esse foco que o Programa Brasil Voluntário espera atingir a marca de sete mil voluntários para a Copa das Confederações nas seis cidades-sede. “É extremamente importante discutir o tema do voluntariado para a Copa das Confederações. Eles são a vitrine, o cartão de visitas desse grande contexto que envolve toda a estrutura dos jogos”, disse o secretário-executivo de Copa do Mundo, Danilo Moreira.

Para participar do programa basta ser maior de 18 anos e se cadastrar por meio do www.brasilvoluntario.gov.br. O trabalho será voltado para atendimento dos turistas e torcedores em diversos pontos da cidade, como: aeroporto, pontos turísticos, Fun Fest, entorno do estádio e na orientação quanto à mobilidade (estações de metrô e pontos de ônibus, por exemplo). As inscrições seguem até o dia 16 de fevereiro, sendo reabertas logo depois dos jogos das Confederações para aqueles que desejarem fazer parte do time de voluntários que atuarão na Copa do Mudo de 2014.

Os voluntários que fizerem parte do Programa Brasil Voluntário serão certificados pela Universidade de Brasília (UnB) e os estudantes universitários que aderirem poderão converter as horas de trabalho como atividade extra-curricular.