Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 04.02.19 - 20h11

Emoção e muitas novidades marcaram a volta às aulas dos professores da rede municipal de educação do Recife

img_alt

Evento reuniu mais de dois mil educadores e contou com palestra de Francisco José (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

A emoção marcou o início do ano letivo para mais de dois mil professores da Rede Municipal de Educação do Recife na manhã desta segunda-feira (4), no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções. Recepcionados com apresentação de tenores e do Maracatu da Escola Municipal em Tempo Integral Divino Espirito Santo, o evento reuniu o Secretário de Educação Bernardo D’Almeida, o Vice-Prefeito Luciano Siqueira, o Secretario Executivo de Gestão e Segurança Urbana, Coronel Adalberto Ferreira, o coordenador do Fórum Municipal de Educação Isaac Oliveira, a coordenadora Geral do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) Claudia Ribeiro, além dos Diretores Executivos da Seduc.

Antes de falar para o teatro lotado, o Secretário Bernardo D’Almeida pediu um minuto de silêncio em homenagens às vítimas do desastre ambiental em Brumadinho (Minas Gerais). Os tenores cantaram ainda a música “Rosa de Hiroshima” de Vinícius de Morais, em homenagens as vítimas. “Esse minuto de silencio é para não esquecermos o martírio das famílias de Brumadinho”, lembrou. Após a cerimônia o Secretário deu as boas-vindas a todos os educadores presentes e contou um pouco de sua história de trabalho. ”Estou honrado com o convite em assumir a Educação do Recife e sei do tamanho do trabalho que temos à frente para oferecer uma educação de qualidade para os recifenses”, pontuou o Secretário.

Ponto alto do dia, o repórter especial da Rede Globo Francisco José falou para uma plateia atenta sobre sua carreira, com mais de 40 anos à frente de reportagens que fizeram a história da TV brasileira. “Vocês são os mais dignos representantes de Paulo Freire. Me sinto honrado em falar para esse teatro lotado”, discursou. O repórter contou as similaridades e a importância da profissão de educador com sua profissão. “Nesta profissão temos muitas semelhanças. Como professor vocês estudam para preparar a aula e eu, como repórter, pesquiso e estudo sobre minha próxima matéria”, contou 

Francisco José também lembrou que o professor muitas vezes é o profissional vital para dar a informação correta para aos telespectadores. “Sempre que vamos a um país gravar um Globo Repórter, um produtor vai com dias de antecedência para produzir a matéria. Certa vez fomos para a África, procurar a nascente do Rio Okavango e um guia contou que a nascente seria ao lado da rodovia. Desconfiados, fomos procurar um professor de Geografia local, que nos informou a posição do Rio e pudemos levar a informação correta para os telespectadores”, relembrou 

A novidade da manhã ficou por conta da parceria entre a Secretaria de Educação e a Guarda Municipal do Recife com a realização da “Guarda na Escola”. Ao todo, quatro viaturas da GMR vão dar apoio às seis regionais. “Como filho de professora sabemos que o dia a dia nas escolas nem sempre é fácil, então essa parceria é um esforço da gestão para dar mais apoio as escolas municipais. Vamos operar quatro viaturas durante o dia e duas à noite, com três guardas cada, para realizar a ronda escolar”, destacou o secretário Coronel Adalberto Ferreira.

O Diretor-executivo de Tecnologia na Educação Francisco Luiz dos Santos, destacou ainda as outras novidades que vão compor o calendário escolar ao longo de 2019. Além da Guarda na Escola, os professores vão ter recursos como sala de arte com projetores multimídia, TVs com acesso a internet, impressoras coloridas e fibra ótica para melhorar a internet em 120 escolas, entre outros. Outra grande novidade foi a Turma na Escola, que foram em peso recepcionar os professores no Centro de Convenções. A Turma da Escola são personagens baseados no universo dos estudantes e na cultura do Recife, que foram criados para harmonizar a ambientação das diversas escolas da rede municipal com imagens que estimulam e reforçam o conteúdo vistos nas aulas e na cidade e tiveram suas histórias transformadas em histórias em quadrinhos. No total, serão distribuídos 60 mil revistinhas, direcionadas para os estudantes de Anos Iniciais. 

Quem também falou para os presentes foi o Vice-Prefeito do Recife Luciano Siqueira. “Quero expressar todo o meu carinho com essa plateia. Nós precisamos valorizar esta categoria. Sabemos que este ano será de muitas lutas, mas que também seja de êxito dos nossos programas”, finalizou o vice-prefeito. O encontro contou também com a Estação saúde, uma parceria com a Secretaria de Saúde do município. Serviços como Tai chi chuan, Auriculoterapia, Meditação, Dança circular, PAC avaliação física, foram realizados. Também para animar os educadores, estação fotográfica, com totens e Estação Fab Lab e  de Tecnologia.