Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 04.02.20 - 14h45

Prefeito Geraldo Julio anuncia R$ 30 milhões para recapeamento beneficiando um milhão de usuários do transporte público

img_alt

Investimento vai recuperar 50 vias, dentre elas, 23 corredores de transporte público por onde passam 173 linhas de ônibus, neste primeiro semestre de 2020 (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Priorizando as vias de circulação de transporte coletivo, o prefeito Geraldo Julio anunciou na manhã desta terça-feira (4), um investimento de R$ 30 milhões para recuperar 50 corredores e ruas do Recife no primeiro semestre de 2020. Dessas, 23 são corredores de transporte coletivo, onde circulam 173 linhas de ônibus e mais de 1 milhão de pessoas utilizam diariamente. O investimento irá atender as seis Regiões Político Administrativas (RPA) da cidade. 

Em coletiva de imprensa, o prefeito Geraldo Julio ressaltou a importância do aporte para os milhares de pessoas que utilizam o transporte público. “O principal benefício deste pacote é para os corredores de transporte público. Estamos favorecendo 23 corredores, em 50 vias que vão ser recapeadas. São 40 quilômetros de via que serão totalmente recuperados só no primeiro semestre, buscando ajudar um pouco as pessoas no seu deslocamento, sobretudo os usuários de transporte. Um investimento importante, anunciado antes do período do inverno para também preparar a cidade para este período”, destacou o prefeito.

As intervenções já tiveram início. No centro do Recife, a Avenida Jayme da Fonte, Rua do Príncipe, Rua do Imperador, Rua Morães de Inhamã são algumas beneficiadas. Na Zona Norte, Avenida Beberibe, Avenida Cidade Monteiro, Rua Uriel de Holanda, Avenida Hildebrando de Vasconcelos. Na Zona Oeste, vários trechos da Avenida Caxangá, além das Ruas Bezerra da Palma, São Miguel e na Zona Sul, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Rua Jean Emile Favre, Avenida Engenheiro Alves de Souza, entre outras. 

Marília Dantas, presidente da Emlurb informou como será o cronograma da obra. “ Em 2014 foi iniciado o SGP, onde foi diagnosticado  todas as vias da cidade e as necessidades de cada uma. Com base nisso, oferece a nossa gestão um melhor sistema para programação de manutenção do pavimento. Neste pacote de intervenções, vamos priorizar obras em até duas ruas por RPA, para minimizar os efeitos do trânsito”, frisou a presidente.

Para uma melhor durabilidade da via, a Prefeitura do Recife por meio da Emlurb, implementou desde 2013 uma série de medidas para aprimorar os serviços, como o Sistema de Gestão de Pavimentos (SGP), que foi implantado com o objetivo de trabalhar a programação de manutenção do pavimento por meio de técnicas específicas de conservação de vias. O sistema também é capaz de responder a perguntas como o que priorizar com os recursos disponíveis, o que é mais urgente e impactante a longo prazo e a priorização por região, tráfego e hierarquia. Também é feito o monitoramento semanal, revisão de contratos, entre outros ações. 

 

Abaixo, as vias que receberão recapeamento asfáltico (em destaque os corredores de transporte público): 

RPA 01 – Avenida Jayme da Fonte Rua do Príncipe, em Santo Amaro; Rua do Imperador, Santo Antônio; Rua Morães de Inhamã Santo Amaro; Ponte Maurício de Nassau, Santo Antônio; Avenida Beira Rio, Ilha de Joana Bezerra; Avenida Norte, Santo Amaro; e Avenida Prefeito Artur de Lima Cavalcanti, Santo Amaro. 

RPA 02 – Avenida Beberibe, Água FriaAvenida Cidade Monteiro, Cajueiro; Rua Uriel de Holanda, Dois Unidos; Avenida Hildebrando de Vasconcelos, Dois Unidos; Rua Córrego Central, Linha do Tiro, Rua Arão Botler,  Cajueiro, Rua Alberto Wanderley, Cajueiro,  rua João Liberato

RPA 03 – Avenida Vereador Otacílio de Azevedo, Brejo da Guabiraba; Rua Dois Irmãos, Dois Irmãos;  rua Coronel Pilar, Passarinho; rua Pereira Barreto, Passarinho;  rua Paula Batista, Casa Amarela; Rua das Graças, Graças; Rua das PernambucanasGraças; Rua Guilherme Pinto, Derby; Rua Luiz Césario de Melo, Vasco da Gama; Avenida Agamenon Magalhães, Derby; Rua Antenor Navarro, Graças; e Rua Uriel Sérgio Gardim, Tamarineira; Rua Assis Chateubriand, Guabiraba; rua General Abreu e Lima, Passarinho; rua Salvador de Sá,  Rosarinho, rua Antenor Navarro

RPA 04 – Avenida Caxangá (1º trecho: do túnel da Abolição até a Rua José Osório), Caxangá; e Avenida Caxangá (2º trecho: da Rua Paul Harris até o TI), Caxangá.

RPA 05 – Rua Bezerra da Palma, Afogados; Avenida São Paulo, Jardim São Paulo; Rua São Miguel, Afogados; e Avenida General San Martin.

 

RPA 06 – Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, Imbiribeira; Rua Jean Emile Favre, Ipsep; rua Soldado Sinésio de Aragão, Imbiribeira; Avenida Engenheiro Alves de Souza, Imbiribeira; e Avenida Domingos, Boa Viagem.