Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Política Urbana | 04.02.21 - 19h03

Prefeitura do Recife amplia campanha de prevenção da covid-19 para mercados públicos da cidade

Neste sábado, projeto Bora se Cuidar acontecerá no Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte. Ação conta com profissionais de várias secretarias.

A Prefeitura do Recife inicia, neste sábado (6), uma nova etapa da campanha Bora se Cuidar – ação de prevenção à covid-19. Depois de praias e parques da cidade, a iniciativa segue para os mercados públicos, tradicionais pontos de comércio e de convivência. A ação acontecerá no Mercado da Encruzilhada, na Zona Norte, a partir das 7h30.

O estabelecimento – um dos mais emblemáticos da cidade – será sanitizado. Haverá orientação para comerciantes e frequentadores sobre a importância do distanciamento e do uso de máscaras. A Vigilância Sanitária vai orientar os trabalhadores dos boxes, bares e restaurantes sobre a manipulação correta dos alimentos. Também haverá distribuição de máscaras e de adesivos com um QR code com dicas de prevenção à doença.

A campanha continua nas praias, parques e praças da cidade e será expandida para outros mercados públicos. A Bora se Cuidar já passou pelos parques da Jaqueira, Santana, Macaxeira e Treze de Maio, além de toda orla de Boa Viagem e Pina.

A Bora se Cuidar surgiu como parte dos esforços da Prefeitura no controle da disseminação da covid-19 nas áreas públicas da cidade. Durante a ação, os frequentadores dos espaços são abordados pelos promotores de mídia externa que repassam todas as informações sobre os cuidados necessários para a prevenção da doença.

Equipes de arte-educadores realizam performances lúdicas a partir de personagens e situações contextualizadas com o ambiente. Além disso, a utilização do QR code convida a população a visualizar a campanha em ambiente virtual, evitando assim a entrega de panfletos e o contato direto entre as pessoas. Acessando a plataforma, a população recebe informações sobre a importância do uso de máscaras, manter distância de 1,5 metro entre as pessoas e a lavagem das mãos ou a utilização do álcool em gel sempre que necessário.  

A ação é fruto da parceria entre as Secretarias de Saúde; Turismo e Lazer; Política Urbana e Licenciamento; e Governo. Ainda integram o grupo o Gabinete de Comunicação, Guarda Municipal e Polícia Militar de Pernambuco.