Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 04.03.16 - 15h58

Núcleo de Cultura Afro oferece Oficina de Ilú

Atividade faz parte do projeto Papo Som, criado para estimular ações que valorizem a cultura afro no Recife


Nesta segunda-feira (7), o Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, promove uma oficina sobre o Ilú, instrumento musical percussivo utilizado em rituais de religiões afro-brasileiras. Na atividade, os alunos aprenderão desde a confecção até a origem do instrumento, explorando os ritmos de tradição Nagô. Serão disponibilizadas 20 vagas para a oficina, que acontece dentro da programação do projeto Papo Som. As inscrições podem ser feitas no próprio Núcleo, na Casa 34 do no Pátio de São Pedro, centro do Recife, mediante apresentação de documento de identidade.

A oficina será ministrada por Maria Helena Mendes, Yalorixá do Afoxé Oya Tokolé, e acontece no período da manhã, das 9 às 12h. “Além dos ritmos que envolvem os rituais, estarei falando um pouco sobre a minha ligação com o Ilú, instrumento que aprendi a tocar aos seis anos de idade com meu pai, quando estava iniciando a prática do candomblé”, explicou Maria Helena, que possui mais de 30 anos dedicados a religiosidade. A realização da atividade também faz parte das celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, homenageando mulheres negras e defensoras das tradições culturais afro-brasileiras.

Ilú – Instrumento percussivo tocado com as mãos é primo do atabaque, típico de terreiro. Seu fraseado são toques referentes a determinados orixás, a quem o maracatu presta sua homenagem. Nos cortejos estes ilús são retirados do tripé (sua sustentação) e são amarados ao corpo do batuqueiro por uma faixa.

PROJETO – O Papo Som é uma ação que traz a música como processo de discussão sobre o racismo e as intolerâncias correlatas, além de ser um espaço de reflexão e de debates das experiências vivenciadas no âmbito da cultura negra, com enfoque no processo histórico de segregação e da relação com o cotidiano.

Serviço:
Oficina de Ilú explorando ritmos da tradição Nagô
Quando: Segunda, 7 de março
Horário: Das 9 às 12h
Local: Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, Casa 34, Pátio de São Pedro, bairro de São José
Vagas: 20
Custo: Gratuito.
Informações: 3355.3199