Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.03.16 - 17h04

Residência: mais qualificação para a Rede de Saúde do Recife

img_alt

Programas somam 133 profissionais em oito áreas de saúde. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

Com a proposta de qualificar a Rede de Saúde do Recife, mais 53 novos residentes em saúde, selecionados para oito Programas de Residência da Secretaria Municipal de Saúde, foram acolhidos pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, nesta sexta-feira (04), em solenidade realizada no auditório do Banco Central. Eles vão integrar várias áreas do programa, como Medicina de Família e Comunidade; Psiquiatria; Multiprofissional em Saúde Coletiva; Odontologia em Saúde Coletiva; Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar; Multiprofissional em Vigilância em Saúde; Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial e Enfermagem Obstétrica, somando agora 133 profissionais participantes do programa de residência do Recife.

O secretário Jailson Correia afirmou que o programa é importante como estratégia de gestão para a construção de um SUS de qualidade. "Cada área tem sua importância estratégica, a exemplo do Programa Multiprofissional em Vigilância em Saúde, atuação que hoje ocupa um papel de destaque na situação epidemiológica das arboviroses", falou Correia que fez uma palestra de abertura com o tema Enfrentamento das Arboviroses Transmitidas pelo Aedes aegypti na Cidade do Recife.

A enfermeira Mayza Mota, residente em Saúde Coletiva, disse que ter a oportunidade de participar do programa é uma experiência para o seu crescimento como profissional. "Para mim é uma oportunidade única, especialmente nesse momento que a saúde pública vive o desafio de superar as consequências que a cidade vive com a incidência das arboviroses", reforçou Mayza Mota. Tâmires Pontes, enfermeira que participa da residência em Atendimento Pré-Hospitalar, acredita que ao terminar o curso estará melhor preparada para a vivência profissional.
A secretária executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Kamilla Mattos, falou que os profissionais têm a oportunidade de passar por um treinamento de alto padrão que é um avanço para a política de saúde do SUS. A coordenadora geral de Pesquisa da Universidade de Pernambuco (UPE), Betânia da Mata, reforçou que a qualificação alcançada é um ganho para o profissional, para o serviço e para a população.

Os 53 novos residentes somam-se aos 80 que já fazem parte do processo de formação na Rede de Atenção à Saúde do Recife, totalizando 133 residentes. A Secretaria de Saúde do Recife, com o apoio do Ministério da Educação, Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, oferta um total de 168 bolsas, representando um investimento de R$ 500 mil por mês.