NOTÍCIAS

Administração | 04.03.17 - 19h14

Balanço // Chuvas - Atualizado às 18h15

A Prefeitura do Recife informa que, segundo informações da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), ocorreu uma precipitação de 80 mm de chuvas no Recife, entre a meia noite e as 12h do sábado (4). Esse volume representa o previsto para 10 dias de chuvas, de acordo com o histórico do mês de março. O maior volume aconteceu entre as 4 e as 8h da manhã, coincidindo com o período de maré alta, que chegou ao pico de 2 metros às 8h

Desde o início das chuvas, a Prefeitura do Recife monitora a cidade. Ao todo, um efetivo de 300 profissionais de diversas secretarias e órgãos, especialmente Defesa Civil, Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), estão nas ruas atendendo a população e minimizando os efeitos da chuva. Foram registradas 11 ocorrências de queda de árvores na cidade, todas resolvidas até as 17h30.  

DEFESA CIVIL - A Defesa Civil do Recife monitorou todos os pontos críticos da cidade e informa que, até o momento, foram recebidos104 chamados com pedidos para colocação de lonas. Não foi registrado nenhum deslizamento de barreira. Reforçando o trabalho preventivo, logo após o aviso da APAC, a Defesa Civil renovou o alerta através de SMS para mais de 17 mil pessoas cadastradas em áreas de morro e locais sujeitos a alagamentos orientando os moradores deixarem suas residências e procurarem abrigo em local seguro. Em casos de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil através do telefone 0800 081 3400.

EMLURB - A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) informa que está trabalhando para diminuir os pontos de alagamento causados pelas chuvas. As equipes do órgão realizaram intervenções com quatro caminhões jatos para a sucção da água nos principais pontos de alagamento da cidade, especialmente nas partes mais baixas.

A situação de algumas das principais vias da cidade começou a ser normalizada ainda pela manhã, a exemplo da avenida Governador Agamenon Magalhães e avenida Conde da Boa Vista. No momento, quase todas as principais vias da cidade não registram mais pontos de alagamento.

ÁRVORES - Foram registradas onze ocorrências com árvores, todas solucionadas até às 17h30. As ocorrências foeram nos seguintes endereços: Rua Santo Elias, Espinheiro; Rua José Bezerra Cavalcante, Mustardinha; Rua Dragão do Mar, Pina; Rua Fernando Simões Barbosa, Boa Viagem; Rua José dos Santos, Engenho do Meio; Avenida Abdias de Carvalho, San Martin; Rua Natal, Cordeiro; Praça do Caminhoneiro, Encruzilhada, Rua Potengi, Ipsep; Rua Jean Emile Favre, Ipsep, e Rua Januário Barbosa, Madalena. Todas as ocorrências foram concluídas até as 17h30. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156.

Ao todo, cerca de 150 homens trabalharam na remoção das árvores e na drenagem e sucção dos pontos de alagamento. Qualquer solicitação pode ser realizada pela Central 156.

TRÂNSITO - A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) atua para minimizar os danos causados pelas chuvas que caem neste sábado (4). Equipes formadas por cerca de 40 agentes e 60 orientadores de trânsito, trabalharam em áreas que foram afetadas por queda de árvores ou alagamentos.Além disso, 4 equipes técnicas trabalhamcom o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. A Central de Operações de Trânsito (COT) da CTTU, que funciona 24 horas por dia, também realiza o trabalho de monitoramento das vias, identificando os pontos mais críticos, através de118 câmeras.

Três guinchos estão de prontidão em pontos estratégicos da cidade para facilitar a desobstrução das vias e podem ser acionados em casos de acidentes ou outros transtornos. Das 6h até as 18h, 6 acidentes foram registrados, nenhum deles com vítima. No mesmo período, 48 semáforos apresentaram problemas, dos quais 24 já estão normalizadose outros 24 estão em atendimento ou com equipes técnicas em deslocamento para normalizar o sistema. No total, Recife conta com 641 semáforos, sendo 451 com nobreaks, que permitem o funcionamento de cerca de 4h aoequipamento em caso de falta de energia.