Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Políticas sobre Drogas | 04.03.20 - 15h24

PCR inicia encontros preparatórios para 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas

img_alt

A participação em um dos seis encontros que antecedem a Conferência é essencial para garantir a participação no evento que acontece em 25 e 26 de março (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Diretos Humanos da Prefeitura do Recife e o Conselho Municipal de Políticas de Álcool e outras Drogas (Compad) promoveram, na tarde desta terça-feira (3), a primeira das seis pré-conferências que anteceden a 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e Outras Drogas, que acontecerá nos dias 25 e 26 de março, na Faculdade Católica Imaculada Conceição, localizada na Avenida Caxangá.

A primeira pré-conferência foi realizada nas dependências do Centro de Apoio Padagógico, na Avenida Norte, em Casa Amarela (RPA-3), e reuniu usuários, familiares, entidades e ONGs ligadas ao tema, além de trabalhadores e representantes da Prefeitura do Recife e da Câmara Municipal. Os trabalhos foram coordenados pela secretária executiva de Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Paula Marques, e a presidenta do Compad, Anamaria Carneiro. O segundo encontro acontece amanhã (5), às 13h, no Sest/Senat localizado na Avenida Beberibe.

"A realização da 1ª Conferência Municipal de Política sobre Álcool e Outras Drogas será um marco histórico, pois vai permitir que a sociedade discuta, junto com o poder público, a elaboração de estratégias que fortaleçam a política municipal de enfrentamento ao uso abusivo do álcool e de outras drogas", resaltou a secretária executiva de Políticas sobre Drogas do Recife, Ana Paula Marques. Ela lembra que tem sido um dos diferenciais da atual gestão discutir democraticamente com todos os segmentos os problemas e as ações que visam melhorar a vida dos recifenses.  

A representante do CRAS do Alto do Mandu, Regina Menezes, elogiou a iniciativa. "A Conferência será muito importante para planejar e elaborar ideias e ações de combate ao avanço das drogas, visando fortalecer a política da Prefeitura nessa área", frisou. Já Israel Uça, representante da Ação Comunitária Caranguejo Uça, da Ilha de Deus, irá aproveitar a sua participação na Conferência para debater a discriminação do uso das drogas. "A Conferência será um espaço importante, no qual iremos lutar por resultados efetivos e eu parabenizo a gestão municipal pela iniciativa do evento", complementou.  

Durante as pré-conferências, são levantados os problemas e pontencialidades de cada RPA relacionados ao uso de álccol e outras drogas, elaboradas as principais diretrizes municipais ligadas ao tema e escolhidos os 250 delegados que vão representar o Recife durante a Conferência. As ocasiões têm o intuito de viabilizar discussões entre a sociedade civil, instituições e movimentos sociais.

Para participar das reuniões preparatórias, o interessado não precisa ter vínculo com associações de moradores, basta ser residente do Recife e estar disposto a realizar discussões saudáveis e pertinentes ao tema. Ao chegar no local da reunião, é preciso apresentar o comprovante de residência, um documento com foto e informar o endereço de sua residência ou em alguns casos, o serviço de referência. É importante ressaltar que a população em situação de rua também pode participar dos encontros. O comparecimento em alguma das etapas da pré-conferência é obrigatório para garantir a participação da Conferência.

Confira abaixo as datas e locais dos próximos encontros:

 

DATA

RPA

LOCAL

HORÁRIO

05/03

RPA 02

SEST/SENAT

Avenida Beberibe, 3212 - Porto da Madeira

13h

10/03

RPA 01

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Rua dos Palmares, 239 - Santo Amaro

13h30

12/03

RPA 05

POLICLINICA AGAMENON MAGALHÃES

Praça da Paz, S/N - Afogados

13h

13/03

RPA 04

CAPS AD EULAMPIO CORDEIRO

Rua Rondônia, 100 - Zumbi

13h

16/03

RPA 06

UNIVERSO Centro Universitário

Av. Mascarenhas de Morais, 2169 - Imbiribeira

13h30

Para saber quais bairros compõem cada RPA, acesse:

 http://www2.recife.pe.gov.br/servico/perfil-dos-bairros