NOTÍCIAS

Infraestrutura | 04.03.21 - 19h35

Prefeitura realiza vistoria em obra de requalificação de passeios públicos na Boa Vista

img_alt

A intervenção faz parte de um pacote de ações no bairro que vai requalificar os caminhos no entorno do mercado da Boa Vista. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

A Rua Leão Coroado, onde a professora de história Juliana Bezerra vive há dois anos, no entorno do Mercado da Boa Vista, Centro do Recife, está ficando de cara nova. A professora conta que os transtornos, comuns em dias de chuvas para os moradores, fazem agora parte do passado.  A via é uma das beneficiadas pelo projeto Calçada Legal, da Prefeitura do Recife, para requalificação de passeios e melhoria da mobilidade e da qualidade de vida dos pedestres. A execução da obra na rua de Juliana e outras vias do entorno foi vistoriada nesta quinta-feira (4) diretamente pelo prefeito João Campos. 

“Estamos aqui na parte de trás do Mercado da Boa Vista, onde está sendo executada uma obra da Prefeitura. Aqui está acontecendo exatamente aquilo que a gente espera, que é poder fazer o passeio, a calçada, e fazer todo o pavimento da rua no mesmo nível para poder tornar ela mais acessível e que melhore a qualidade de circulação do pedestre”, disse o prefeito. “Aqui ao redor do Mercado da Boa Vista está sendo feito um quadrilátero; são quatro ruas, todas nesse mesmo nível e no pátio de Santa Cruz também, onde a gente inaugurou a estátua de Reginaldo Rossi, vai ser feito todo em nível a rua com a praça para ser um ambiente importante da cidade de contemplação e que possa viver bem o Recife”, completou. 

No entorno do Mercado da Boa Vista, as obras contemplam, além da Rua Leão Coroado, a Travessa Pedro Albuquerque e a Rua da Alegria, com  investimento na ordem de R$ 260 mil. Na área, também foi realizada a revitalização das calçadas da rua Gervásio Pires. A intervenção está sendo realizada por meio da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), com a  substituição das antigas calçadas por novos passeios em tijolo intertravado e pedra mineira com soluções de acessibilidade, como rampas. Os trabalhos na Travessa Pedro Albuquerque estão em fase de finalização e na Rua da Alegria, serão iniciados na primeira quinzena do mês de abril.  Ao todo, serão requalificados 460 metros lineares de passeios públicos. Os serviços na Rua Leão Coroado têm previsão para serem concluídos no final do mês de março.

"Antes a sensação era de que as pessoas cuidavam das suas próprias calçadas. Agora, a Prefeitura está cuidando e eu tenho esperança de que a situação vá melhorar para nós moradores. A obra ficou muito bonita", elogiou Juliana

A intervenção nos passeios públicos vai além do Centro do Recife. Atualmente, estão em andamento serviços do mesmo tipo na Rua José de Alencar (Boa Vista), Rua Vinte de Janeiro (Boa Viagem), Ruas Conselheiro Portela e José Lins da Silveira Barros (Espinheiro), Rua da Aurora e Largo da Encruzilhada. A atual gestão tem a meta de investir R$ 70 milhões nas calçadas da cidade nos próximos quatro anos.