NOTÍCIAS

| 04.04.11 - 12h41

Prefeito João da Costa discute projetos e investimentos em Brasília

Por Mauro Rossiter

O prefeito do Recife, João da Costa, reuniu-se, nesta segunda-feira (04), em Brasília, com os ministros Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional). O gestor municipal foi à capital federal para pleitear recursos a serem investidos na defesa civil e discutir projetos realizados em parceria com o Governo Federal. O prefeito, que está acompanhado pelos secretários Amir Schvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Ceça Britto (Relações com a Imprensa) e Gustavo Couto (Saúde), fez um balanço positivo dos encontros realizados nesta segunda-feira.              

Estivemos conversando com vários ministros e visitando membros do Governo durante todo o dia. O encontro com o ministro Luiz Sérgio foi muito importante porque a gente vai monitorar de perto todos os projetos de interesse da cidade do Recife, seja do PAC 2, seja da mobilidade urbana, seja na área de educação e saúde”, falou o gestor. João da Costa também revelou que conseguiu recursos importantes para a Operação Inverno deste ano. “O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, me garantiu o repasse de R$ 5 milhões para as obras emergenciais do inverno na cidade do Recife. Nosso governo está fazendo um investimento de mais de R$ 53 milhões e determinamos à equipe da Prefeitura que dê prioridade às ações do inverno para garantir tranquilidade e segurança à população. Foi um dia muito produtivo, com resultados excelentes para nossa Cidade”, informou.

Os recursos pleiteados deverão ser investidos no recobrimento aerofotogramétrico (cobertura aerofotográfica executada para fins de mapeamento). de 220 km² da cidade; locação e estruturação de imóveis para abrigamento temporário destinados às vítimas de chuvas; e elaboração do projeto executivo do Centro Integrado de Controle de Risco, prédio que reunirá Codecir, Dircon e Guarda Municipal. E ainda: informatização do monitoramento e dos procedimentos técnicos da Codecir e compra de equipamentos como computadores, GPS, impressoras e programas de computador, entre outros.

Nesta terça-feira (05), João da Costa participa de reunião para eleger a nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos, em que será eleita a nova direção da entidade. “Será um dia importante porque vamos ter a eleição da Frente Nacional de Prefeitos, que é uma entidade que tem um peso importante na definição da distribuição de dinheiro para as prefeituras, principalmente as das capitais do Brasil. Então vamos definir uma nova direção que vai continuar, junto ao Governo Federal, com a luta por mais investimentos para cidades como o Recife, que precisa ainda de recursos para realizar obras importantes para sua população”, explicou.  O gestor encerra os compromissos em Brasília com uma reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.