NOTÍCIAS

Turismo | 04.04.16 - 20h26

Academias Recife terão novos professores e expediente maior a partir de hoje

img_alt

A partir de convênio firmado com o Ministério do Esporte, o projeto, que já conta com 54 mil inscritos, inicia agora nova etapa, com novos professores e expedientes ampliados em cinco horas (Foto: Andréa Rêgo Barros)

 

A partir desta segunda-feira (4), o projeto Academia Recife, criado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, para promover saúde e convívio dos recifenses com os espaços públicos, entra numa nova etapa, com novos profissionais e horário de funcionamento ampliado de oito para treze horas diárias. A partir de hoje, todas as 13 unidades da Academia Recife espalhadas pela cidade funcionam das 5h30 às 11h30 e das 14h30 às 21h30. O horário anterior era das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h. 

E isso não é tudo. "Em breve, o projeto que incorporou a prática de exercícios físicos ao cotidiano de mais de 54 mil recifenses, tendo como cenário bairros populares e alguns dos principais cartões-postais da cidade, terá muitas outras novidades para anunciar", avisa o secretário de Turismo e Lazer, Camilo Simões.

As mudanças são resultado de um convênio firmado no ano passado entre a Prefeitura do Recife e o Ministério do Esporte. O convênio prevê o repasse de R$ 2,4 milhões, que serão utilizados para pagamento dos 88 funcionários de todas as unidades da Academia pelos próximos 20 meses. "Conseguimos essa verba junto ao ministério após uma longa negociação. Fomos pioneiros na demanda e motivamos a inclusão das academias ao ar do Recife livre no chamado Projeto Esporte e Lazer na Cidade, do Governo Federal", diz Camilo Simões. 

O secretário explica ainda que, em cumprimento a uma exigência contratual, as equipes das Academias Recife tiveram que ser reestruturadas, após uma seleção simplificada realizada no ano passado, entre os meses de agosto e novembro. Os novos profissionais receberam um treinamento na semana passada e assumem seus postos a partir de hoje.

 

HISTÓRICO

Equipamentos gratuitos e ao ar livre, com moderno maquinário em aço inox e professores em tempo integral, as Academias Recife começaram a ser instaladas em dezembro de 2013. A primeira foi inaugurada na Lagoa do Araçá. Hoje, são 13 em funcionamento na cidade, nos bairros da Torre, Engenho do Meio, Santo Amaro, Santana, Jaqueira, Ibura, Macaxeira, Ipsep, Coque, Hipódromo, Segundo Jardim, Várzea. 

Cada uma conta com uma equipe formada por 2 professores, 4 estagiários, 2 secretárias, 2 auxiliares de serviços gerais e segurança.