Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 04.04.17 - 10h13

Recife recebe 1ª Semana Municipal de Esportes

Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a programação promete desmistificar modalidades esportivas

 

Fugindo do senso comum das modalidades esportivas, a Semana Municipal de Esportes estreia a todo gás na capital pernambucana. Oportunidade para que as pessoas possam conhecer de perto atletas e paratletas pernambucanos que mudaram suas perspectivas de vida por meio do esporte, a 1ª edição desta programação promete integrar o calendário de atividades esportivas da cidade e ainda abrir o debate para o esporte como ferramenta de inclusão social.

Iniciativa da Prefeitura do Recife, realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, a Semana Municipal de Esportes vai garantir uma série de palestras, demonstrações e exposições de modalidades esportivas que não se encontram em qualquer esquina. Iniciando no Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, a programação segue até o domingo (9). Luta Olímpica, Tênis de Mesa, Hóquei sobre Patins, Basquete, Salto em Altura e muito mais, são atividades que estarão espalhadas  pelos atrativos da cidade e serão divulgadas por ninguém menos que os próprios atletas e esportistas que vivem essas modalidades.

No primeiro dia da programação, a partir das 9h, o projeto Patinando Cidadania leva à Praça Euler Bents, no Ipsep, o Hóquei Sobre Patins. Comandado por Leônidas Agra, militante do hóquei desde 1975, que carrega no currículo dez anos de seleção brasileira, três Pan-Americanos, além da participação em Mundiais, a equipe vai fazer demonstrações e ainda dar oportunidade para que jovens e adultos conheçam de perto esse esporte.

Sob o comando de Adriana Moisés Pinto, mais conhecida como Adrianinha, o basquete estará presente no Centro Social Urbano Bidu Krause, a partir das 15h. Armadora renomada da seleção brasileira de Basquete, Adrianinha vai conversar com os curiosos, mostrar suas habilidades e ainda ajudar todo mundo a experimentar essa modalidade.

Quem também vai ser estrela no Bidu Krause é Lucas Matheus, que recentemente foi selecionado para o Programa Ganhe o Mundo Esportivo, que garante um intercâmbio de três meses, realizado pelo Governo de Pernambuco. Ele, que treina no Compaz Governador Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, vai mostrar seu talento na Luta Olímpica.

Na manhã da sexta-feira, a Praça da Várzea será palco para a Ginástica e também para a equipe de Handebol do Sport, além de receber uma exposição sobre Hipismo. À tarde, as atividades serão no Compaz do Alto Santa Terezinha, com a equipe do Marines para mostrar o Futebol Americano.

Os irmãos mesatenistas Lucas e Gustavo Carvalho, de 17 e 13 anos, respectivamente, serão as estrelas no Parque Santana no penúltimo dia do evento. Lucas, que está na categoria juvenil, compete no desporto olímpico e paralímpico, acaba de retornar dos Jogos Parapan-Americanos de jovens, disputados em São Paulo. De lá, trouxe a medalha de prata, no individual, e uma terceira colocação por equipe. Já Gustavo, que é da categoria mirim, foi o representante de Pernambuco no Latino Americano, que ocorreu no Peru. Atualmente, os dois  são tricampeões pernambucanos em suas respectivas categorias.

Encerrando a programação da Semana Municipal de Esportes, o Segundo Jardim de Boa Viagem será levado às alturas. Principal nome do Salto em Altura de Pernambuco, Jeohsah Beserra, de 18 anos, vai ter espaço neste que é um dos principais cartões-postais da cidade, a Orla de Boa Viagem. Natural de Pesqueira, o atleta foi representante do Brasil na Paralimpíada do Rio e conquistou medalha de prata no ParanPan-Americano de jovens. O Segundo Jardim vai receber ainda o professor de Esgrima do Colégio Militar de Pernambuco, Daniel Gonçalves, para demonstrar essa modalidade ainda pouco difundida no Estado, e, para quem gosta de velocidade, haverá também uma exposição de fotos do Kart.

A Semana Municipal de Esportes tem como objetivo despertar a curiosidade das pessoas para modalidades ainda pouco conhecidas ou praticadas. Confira a programação completa:

 

 

Quinta-feira (06/04)

Modalidade: Hóquei sobre Patins

Horário: 9h às 12h

Local: Praça Euler Bents (Praça da Sudene), na Rua Jean Émile Favre, Ipsep

 

Modalidades: Basquete e Luta Olímpica

Horário: 15h às 17h

Local: Centro Social Urbano Bidu Krause, na Rua Onze de Agosto

 

Sexta-feira (07/04)

Modalidades: Ginástica, Handebol e hipismo

Horário: 9h às 12h

Local: Praça da Várzea, Avenida Afonso Olindense

 

Modalidade: Futebol Americano

Horário: 15h às 17h

Local: Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha

 

Sábado (08/04)

Modalidade: Tênis de Mesa

Horário: 15h às 17h

Local: Parque Santana, Rua Jorge Gomes de Sá, Santana

 

Domingo (09/04)

Modalidades: Salto em Altura, Esgrima e Kart

Horário: 15h às 17h

Local: Segundo Jardim, Boa Viagem