Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 04.04.19 - 10h54

Vitrais, bairro da Encruzilhada e Palácio da Justiça são temas do Olha! Recife desta semana

img_alt

Passeios acontecem neste sábado, domingo e na próxima quarta-feira, com inscrições pelo site www.olharecife.com.br (Foto: Inaldo Lins/Arquivo PCR)

 

Os próximos passeios do Olha! Recife vão levar os participantes aos atrativos que guardam vitrais marcantes na história da cidade; ao icônico bairro da Encruzilhada, com seus largos praças; e também ao suntuoso Palácio da Justiça. Com roteiros gratuitos, o projeto de sensibilização turística da Prefeitura do Recife é realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Todos os passeios contam com guias de turismo e mostram a cidade por perspectivas que encantam não só turistas, mas recifenses que querem conhecer mais a fundo a própria cidade. 

Neste sábado (6), o Olha! Recife de ônibus tem saída às 14h, da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. O roteiro Vitrais Sacros vai explicar a técnica, que é um tipo de vidraça composta por pedaços de vidros coloridos, representando geralmente cenas ou personagens e cujas técnicas chegaram ao Brasil no Século XIX. Este tour vai levar os inscritos à Matriz do Espinheiro, que possui um enorme conjunto de peças em vidro retratando a vida de Jesus; à Capela do Colégio Damas, em estilo Neogótico; à Matriz da Boa Vista; e à Basílica do Sagrado Coração.

No domingo (7), o Olha! Recife a pé vai conhecer alguns recantos do bairro da Encruzilhada e apresentar a história do local, que surgiu a partir do encontro de linhas de trens e bondes. O ponto de partida será na porta do Mercado da Encruzilhada, às 9h, na Rua Doutor José Maria. Além do próprio mercado, que está no roteiro, os participantes ainda caminharão pelo largo da feira; monumento ao Jaú; Igreja de Belém; e seguirão até a Praça do Hipódromo, encerrando a caminhada.

Já na quarta-feira (10), o outro roteiro a pé será com uma visita ao Palácio da Justiça, com saída às 14h, da Praça do Arsenal. O prédio localizado na Praça da República terá os seus salões apresentados ao público, com suas obras de arte, biblioteca, capela, átrios e o salão nobre, decorado no estilo rococó. Excepcionalmente para este passeio, os participantes não poderão vestir bermudas ou shorts, por determinação do Palácio.

Todos os passeios têm suas inscrições abertas nesta sexta-feira (5), a partir das 9h, pelo site www.olharecife.com.br.

 

SERVIÇO

Olha! Recife de ônibus (Sábado)

Tema: Vitrais Sacros

Dia: 06/04

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal

 

Olha Recife a pé (Domingo)

Tema: Bairro da Encruzilhada

Dia: 07/04

Hora: 9h

Saída: Mercado da Encruzilhada

 

Olha Recife a pé (Quarta-feira)

Tema: Palácio da Justiça

Dia: 10/04

Hora: 14h

Saída: Praça do Arsenal