Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 04.04.22 - 11h15

Prefeitura do Recife inicia Campanhas de Vacinação contra Influenza e Sarampo nesta segunda (4)

img_alt

Os imunizantes estarão disponíveis nas mais de 150 salas de vacina da capital pernambucana. (Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife)

 

A Prefeitura do Recife inicia, nesta segunda-feira (4), as Campanhas Nacionais de Vacinação contra Influenza e Sarampo. Os imunizantes estarão disponíveis nas mais de 150 salas de vacina da capital pernambucana, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O Dia D de mobilização social de ambas as campanhas será realizado no dia 30 de abril. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 95% dos grupos elegíveis para sarampo e 90% para influenza.

Nesta primeira etapa da campanha contra gripe, entre 4 de abril e 2 de maio, serão contemplados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já na segunda fase, de 2 de maio a 3 de junho, poderão receber a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, professores do ensino básico e superior, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. No total, são mais de 480 mil pessoas incluídas. 

É importante destacar que a vacina não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra as três cepas da influenza: H1N1, H3N2, incluindo a cepa Darwin, e tipo B. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. “O período de sazonalidade das doenças respiratórias é observado entre março e junho, mas no fim do ano passado vivemos um momento atípico com a epidemia de influenza e não alcançamos, no período da campanha, a cobertura vacinal desejada. Por isso, é muito importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários procurem as salas de vacina da capital para se proteger contra a doença e evitar complicações”, destaca a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

Já na campanha contra o sarampo, a primeira etapa acontecerá entre os dias 4 e 30 de abril, e será voltada para os trabalhadores da saúde do município entre 18 e 59 anos. Já a segunda fase, de 2 de maio a 3 de junho, contemplará crianças de seis meses a menores de cinco anos. Ao todo, estes grupos prioritários compreendem cerca de 179.565  mil pessoas. “O Brasil chegou a obter um certificado de país livre do sarampo, mas em 2018 viveu um novo surto da doença. Isso é preocupante porque pode haver formas graves da doença, levando, inclusive, a óbito. Precisamos imunizar a população porque a vacina é a única maneira eficaz de evitar o sarampo”, pontua a gestora.

Uma vez que as campanhas de vacinação contra gripe e sarampo acontecem ao mesmo tempo da vacinação contra a covid-19, é importante destacar que a imunização das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as vacinas. Já para os adultos e idosos, não há nenhum tipo de restrição.

DOCUMENTOS – Para agilizar a vacinação, a Secretaria de Saúde do Recife recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos). Parte do público-alvo precisa apresentar também documentos que provem a necessidade da imunização. Os profissionais das redes públicas e privadas de saúde, por exemplo, devem levar comprovantes laborais, como crachás ou carteira de trabalho.

INFLUENZA – Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade no mundo todo, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar, ou pelo contato das mãos.

SARAMPO – O sarampo é uma doença infectocontagiosa transmitida através de secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os sintomas começam a se manifestar entre dez e 12 dias depois do contágio e duram entre sete a dez dias, podendo levar à morte. A vacina contra o sarampo é a tríplice viral é eficaz tanto na prevenção desta doença como contra a caxumba e rubéola.

 

Lista dos pontos de imunização contra gripe e sarampo (2022): https://bit.ly/GripeeSarampo2022