NOTÍCIAS

| 04.05.11 - 18h56

Prefeitura do Recife já limpou 50% dos canais da Cidade

Já foram removidas mais de 30 toneladas de lixo dos canais

Iniciada em março, a programação de limpeza de canais da Cidade segue em ritmo acelerado, apesar das chuvas fortes que caem no Recife. O trabalho já propiciou a desobstrução de 36 dos 66 canais que cortam a capital pernambucana e deverá ser concluído no restante do sistema de macrodrenagem em junho. A limpeza é uma das principais ações da Operação Inverno, que recebeu R$ 53 milhões da Prefeitura do Recife neste ano e busca preparar o município para enfrentar o período de maior intensidade de chuvas.

O trabalho tem contado com a ajuda de aproximadamente 80 servidores, além de caminhões e máquinas como escavadeiras. O mutirão já passou pelo Cordeiro, Arruda, Ibura de Baixo, Ipsep, Joana Bezerra, Jardim São Paulo e Vasco da Gama. Atualmente, a operação está em andamento em 14 canais como o Luxemburgo, na Imbiribeira; o Santa Maria, no Barro; e o da Vila das Aeromoças, localizado na COHAB.

O resultado da operação é a retirada de uma montanha de lixo que já ultrapassa 30 toneladas. “É um volume de lixo que assusta as pessoas e preocupa porque o sistema de drenagem tem por objetivo escoar as águas das chuvas para o mar ou os rios. Então, quando as pessoas jogam lixo nos canais, além de entupir o sistema, estão contribuindo para alagamentos e poluição do meio ambiente”, explica o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital.

Para combater os alagamentos, além da limpeza dos 66 canais da Cidade, a Prefeitura do Recife reforçou o serviço de desobstrução das galerias e canaletas com mutirões. “O prefeito João da Costa ainda autorizou o início imediato de três obras importantes para conter alagamentos na Caxangá, Espinheiro e Boa Vista. Também serão promovidas obras para ampliar o escoamento das águas no Canal da Agamenom Magalhães, na Imbiribeira, em Boa Viagem”, adianta o Vital.

Operação Inverno - Por determinação do prefeito João da Costa, o planejamento para o inverno foi antecipado para janeiro e uma série de medidas foi tomada para minimizar os problemas causados pelas chuvas. A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) teve sua equipe ampliada de 150 para 200 homens, todos envolvidos em atividades como a limpeza de galerias e canais, operação tapa-buracos, iluminação pública e poda de árvores.

Na Operação Inverno 2011, este ano, cerca de mil pessoas - entre servidores municipais e parceiros externos (Codecipe, Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Condepe/Fidem) - estão mobilizadas para o reforço e desenvolvimento adequado das ações que já são realizadas periodicamente, durante todo o ano. Nos últimos dois anos, foram aplicados mais de R$ 85 milhões em ações de defesa civil permanente; urbanização, controle e fiscalização de áreas de risco; manutenção de escadarias e muros de arrimo; manutenção e retificação dos sistemas de micro e macrodrenagem. Cento e duas obras foram concluídas e outras 111 estão em andamento.